Formar líderes multiculturais e criativos

A história do Sharing Education Group começa nos anos 1980, no Funchal, com a fundação da Madeira British School, criada com o intuito de servir a comunidade britânica da ilha. Uns anos mais tarde, as dificuldades financeiras do projeto tornaram-se uma oportunidade de negócio para os atuais proprietários, a família Ladeira Santos. Compraram a escola e desenvolveram um modelo com base «no multilinguismo e no multiculturalismo », como explica à Executive Digest, Miguel Ladeira Santos, CEO do grupo de educação que, em conjunto com os irmãos Francisco, Filipe e Gonçalo, gere as atuais três escolas: Funchal, Loulé e Oeiras – esta última que dizem ser a mais cara da região da Grande Lisboa com um preço médio de 18 mil euros por ano, do berçário ao 12º ano.

Depois da aquisição e respetiva reestruturação do Madeira British School colocaram em prática a exportação do negócio. «Quisemos ver se o modelo era viável em países onde o risco de investimento era pequeno». E em 2012 surge uma oportunidade em Cabo Verde. «Achámos ideal criar lá um projeto-piloto para implementar o nosso modelo de raiz e ver se funcionava fora da Madeira», explica Miguel. E apesar de não terem alcançado sucesso financeiro os objetivos educacionais foram atingidos.

Leia o artigo completo na edição impressa da Executive Digest, disponível nas bancas, ou subscreva a versão digital aqui.