Flor de canábis chega às farmácias portuguesas no próximo mês

Em breve, as farmácias portuguesas vão receber a primeira substância à base de canábis para fins medicinais. A flor é produzida em Portugal pela canadiana Tilray, que tem uma fábrica de produção de canábis em Cantanhede, Coimbra.

Segundo o Correio da Manhã (CM), as receitas desta empresa, a nível mundial, dispararam 26% no ano passado, face a 2019, ultrapassando os 176 milhões de euros. Também em Portugal o negócio da canábis medicinal gera centenas de milhões de euros.

A substância em causa trata-se de flor seca com THC (substância psicoativa) e será vendida mediante receita em sacos de 15 gramas por cerca de 150 euros. Isto dá uma média de 10 euros por cada grama da flor. Para já, não há qualquer comparticipação do Estado.

Para obter o produto é preciso uma prescrição de um médico. O uso de canábis medicinal é autorizado aos pacientes que sofrem dor crónica, náuseas e vómitos resultantes da quimioterapia e radioterapia e espasticidade associada à esclerose múltipla são algumas das patologias.

“As substâncias à base de canábis podem ter várias fórmulas farmacêuticas. Podem ser comprimidos, cápsulas e soluções orais”, explicou ao CM o diretor médico da Tilray, José Tempero.

Em fevereiro, a Autoridade Nacional do Medicamento, o Infarmed, aprovou o produto e o seu preço, que chega então às farmácias portuguesas dentro de um mês.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.