Fitch avalia hoje “rating” de Portugal. Perspetivas apresentadas em maio devem manter-se “inalteradas”, diz analista

A agência de rating Fitch melhorou, no mês de maio, as perspetivas (outlook) sobre o rating da dívida portuguesa de “estável” para “positivo”, embora tenha mantido a classificação de “BBB”. Esta sexta-feira, o rating nacional pode voltar a ser revisto.

Henrique Tomé, analista da XTB, acredita que as perspetivas apresentadas em maio se vão manter “inalteradas”.

“Segundo as últimas sondagens, tudo aponta para que a economia portuguesa seja a que mais cresça este ano na Zona Euro, mas as condições económicas estão a deteriorar-se e espera-se que este cenário se mantenha a longo prazo, acabando por prejudicar a economia portuguesa”, acrescenta.

Não deixando de assinalar dois pontos positivos para a economia nacional – a resiliência do setor bancário e o crescimento económico acima da média europeia para este ano – o analista identifica três pontos negativos: as pressões inflacionistas, o nível de dívida elevado em relação ao PIB e o risco de abrandamento da atividade económica devido à inflação que persiste elevada.

“Entretanto, embora as últimas projeções da agência de rating tenham apontado para uma melhoria no rácio da dívida portuguesa, referindo inclusive que o rácio poderia continuar numa trajetória descendente, o nível de dívida permanece elevado. O rácio da dívida portuguesa encontra-se nos 127,4% (dados de 2021) e é o terceiro mais elevado da Europa.”

Henrique Tomé conclui ainda que “por outro lado, os níveis de inflação permanecem elevados e enquanto as pressões inflacionistas persistirem, este fenómeno também deverá ter um impacto negativo na atividade económica que por sua vez deverá refletir-se na evolução do PIB”.

Ler Mais





Comentários
Loading...