Fisco francês usa Inteligência Artificial para detetar milhares de piscinas privadas não declaradas e arrecadar milhões em impostos

A autoridade tributária de França está a usar tecnologia de Inteligência Artificial para detetar piscinas privadas que não tenham sido declaradas pelos seus proprietários. O sistema já identificou milhares de piscinas e arrecadar milhões de euros em impostos.

O sistema foi desenvolvido pela Google e pela Capgemini, relata a ‘France 24’, explicando que, através da recolha de imagens aéreas, o fisco francês monitorizou nove departamentos do país, numa fase de teste que decorreu em 2021.

Durante esse período, a autoridade fiscal francesa detetou mais de 20 mil piscinas não declaradas, o que gerou perto de 10 milhões de euros em receitas fiscais no ano passado.

Uma vez que as piscinas fazem subir o valor das propriedades e, com isso, os impostos que têm de ser pagos pelos proprietários, alguns têm procurado deixar de fora das declarações esses acrescentos, que registaram uma grande procura durante a pandemia de Covid-19 e dos consequentes confinamentos.

Estimativas divulgadas pela ‘France 24’ apontam que uma piscina com cerca de 30 metros quadrados representa um imposto de 200 euros por ano.

França ampliará agora o sistema de IA a todo o país, esperando-se que gere 40 milhões de euros em receitas fiscais em 2023.

Ler Mais





Comentários
Loading...