FCH-Católica lança programa avançado destinado a profissionais do jornalismo

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) anunciou o lançamento de um novo programa avançado em jornalismo televisivo. O programa coordenado por João Marinheiro e Nelma Pinto arranca em outubro e as candidaturas já estão abertas.

As tecnologias tornaram-se ferramentas essenciais para a produção jornalística e de conteúdos, como tal, a nova formação avançada é criada com o objetivo de consolidar conceitos essenciais da profissão e as competências praticas inerentes a todas as funções do jornalismo televisivo, para a preparação completa do/a aluno/a na sua integração no contexto profissional de uma redação.

“Os desafios impostos, exponenciados pela competição num cenário globalizado, mostram a necessidade de uma preparação atual e sólida para o desempenho profissional nos media, em especial na área do jornalismo, na qual a produção e a distribuição das notícias requerem, cada vez mais, uma conduta deontológica e um crivo ético bem definidos”, explica Catarina Duff Burnay, coordenadora científica do programa da FCH-Católica.

O programa tem a duração de 54 horas presenciais, dividindo-se em aulas teóricas e aulas práticas, acompanhadas de uma masterclass em cada módulo com oradores convidados e profissionais de referência na área.

Este combina momentos de exposição sobre a indústria televisiva e o estudo do jornalismo com a prática das rotinas profissionais. Os alunos terão, ainda a oportunidade de aprender como fazer perguntas aos entrevistados, construir um jornal em televisão, ou mesmo, aprender técnicas de alta performance de comunicação oral e fazer diretos televisivos.

O Programa Avançado em Jornalismo Televisivo destina-se a quem pretende ingressar numa carreira de jornalismo televisivo e obter conhecimento prático fundamental, mas também é indicado para quem está à procura de aprofundar competências na área e reforçar o seu conhecimento.

Ler Mais