Falha no Bluetooth pode transformar os seus auscultadores numa escuta secreta. Estes são os modelos vulneráveis aos hackers

Uma vulnerabilidade grave num chip Bluetooth presente em diversos dispositivos de áudio populares está a deixar os utilizadores expostos a ataques de espionagem sem que percebam. Segundo investigadores da empresa de segurança ERNW, esta falha pode permitir que invasores ativem remotamente o microfone do telemóvel, acedam ao histórico de chamadas, contatos e até instalem malware.

A descoberta foi apresentada durante a conferência de segurança TROOPERS, na Alemanha, e revela que 29 dispositivos foram identificados com a vulnerabilidade, incluindo auscultadores True Wireless Stereo, colunas sem fios, headsets e microfones de marcas conhecidas como Beyerdynamic, Bose, Sony, Jabra, JBL, entre outras, revela o ‘20Bits’.

Apesar do potencial risco, os especialistas avisam que o ataque exige proximidade física com o dispositivo e um conhecimento técnico avançado, o que o torna direcionado principalmente a alvos de alto perfil, como diplomatas, jornalistas e executivos.

A fabricante do chip, Airoha, já desenvolveu uma atualização para corrigir a falha, e vários fabricantes começaram a distribuir patches de segurança. Contudo, alguns dispositivos ainda correm risco se não forem devidamente atualizados, especialmente porque algumas versões de firmware anteriores não incluem a correção.