Facebook e Instagram podem fechar na Europa? Meta admite possibilidade depois de multa recorde aplicada pela Irlanda

O Facebook e o Instagram podem sair da Europa, ameaçou esta quarta-feira a Meta, na sequência da multa aplicada pela Irlanda por violação do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD), de 1,2 mil milhões de euros mas também da impossibilidade de continuar a transferir os dados dos utilizadores europeus para os Estados Unidos.

De acordo com o seu último relatório anual, a Meta, empresa-mãe das duas redes sociais, alertou que se não fosse tomada uma decisão de adequação da Europa, a gigante tecnológica não poderia partilhar os dados com a matriz e, como tal, “é provável que não possamos oferecer alguns dos nossos produtos na Europa, sobretudo o Facebook e Instagram e até serviços de email”, indicou o documento, citado pelo jornal espanhol ‘El Economista’.

A região europeia representa 23% dos negócios internacionais de Meta, o que seria um duro golpe para a empresa. “Terá um impacto negativo no nosso negócio, na situação financeira e no resultado das operações”. O volume de negócios na Europa no ano passado foi de 26.681 milhões de dólares (24.667 milhões de euros), menos 8,1% do que em 2021.

No entanto, a multa imposta pelo tribunal irlandês – onde a Meta tem o seu escritório regional – não é o único problema em cima da mesa. Aguarda igualmente uma decisão do Supremo Tribunal da Índia e diversos países, em particular a Turquia, consideram aprovar leis que exigem armazenamento e processamento local de dados. O que, segundo a Meta, “poderia aumentar o custo e a complexidade da prestação de serviços”.

Por último, as novas leis de direitos de autor na Europa, que vão entrar em vigor no verão, podem forçar as plataformas digitais a pagar pelo conteúdo, o que fará aumentar os custos. Nesse cenário, a gigante tecnológica já alertou para o risco que a decisão pode ter para os seus negócios globalmente.

Tribunal condena Meta a uma multa recorde de 1,2 mil milhões de euros por violação das regras de privacidade da UE

Ler Mais