Exército israelita anuncia morte do líder da Jihad Islâmica em Gaza
O Exército israelita anunciou, este domingo, a morte do líder da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, num ataque aéreo contra uma escola localizada no norte do enclave, onde as tropas israelitas expandiram recentemente a sua ofensiva, palco de contínuos bombardeamentos.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), o ataque ocorreu durante o dia de sábado e que o objetivo era Muhammad Abu Sahil, que “operava” a partir de um comando alegadamente instalado na escola Fahid al Tzabá. Abu Sahil “foi um fator central para a organização terrorista Jihad Islâmica no planeamento e execução de planos terroristas e na formulação de avaliações da situação”.
Da mesma forma, teve um papel relevante “na coordenação de operações terroristas” com o Hamas contra “cidadãos do Estado de Israel e as IDF que operam na Faixa de Gaza”.
Recorde-se que Israel lançou uma ofensiva sangrenta contra a Faixa de Gaza em resposta aos ataques perpetrados a 7 de outubro de 2023 pelo Hamas e outras fações palestinianas, que deixaram cerca de 1.200 mortos e quase 250 reféns.