
Executivo por excelência no seu estado mais elegante: conheça o novo A6 Limousine
A Audi está a expandir a sua gama A6 com um Limousine clássico executivo. Estabelece padrões em design e aerodinâmica e torna a inovação e o conforto na classe premium tangíveis em todos os detalhes. O seu coeficiente aerodinâmico de 0,23 é o melhor valor para um modelo de produção com motor de combustão na história da Audi. Os modernos motores a gasolina e a gasóleo com tecnologia mild hybrid MHEV plus asseguram uma maior eficiência com melhor performance. Em combinação com sofisticadas tecnologias de suspensão, o A6 Limousine* impressiona pelas suas qualidades para a condução quotidiana e de longa distância: tanto a suspensão pneumática adaptativa como a direção às quatro rodas combinam ao máximo o conforto e a agilidade dinâmica.
A carroçaria do novo A6 Limousine* é clara e funcional. O design minimalista, típico da marca, combina elegância e espírito desportivo. O perfil que contorna a zona superior dos vidros confere à carroçaria aerodinâmica o seu carácter especial. A dianteira marcante, com faróis elegantes e os anéis Audi em posição de destaque, é definida pela grande grelha Singleframe colocada numa posição rebaixada. Por trás desta, encontra-se um conceito sofisticado de fluxo de ar. O elemento mais importante para a aerodinâmica na frente são as entradas de ar laterais, otimizadas em termos de forma e função. As chamadas “air curtains” (cortinas de ar) melhoram o fluxo de ar e conferem à berlina executiva uma aparência poderosa. Além disso, um spoiler dianteiro no para-choques reduz a elevação do eixo dianteiro e, juntamente com os painéis na parte inferior da carroçaria, assegura um fluxo de ar controlado sob o veículo.
Tal como a dianteira, a traseira alongada e ligeiramente ascendente transmite também prestígio. As duas luzes traseiras, com gráficos precisos, e a faixa luminosa contínua conferem ao novo A6 Limousine* uma presença marcante, tal como a luz de travagem vertical. A forma especial da traseira com um terceiro volume contribui significativamente para a aerodinâmica excecional do veículo. A curvatura acentuada da tampa da bagageira, em conjunto com a ranhura côncava à sua frente, cria um ponto de separação ótimo. Em combinação com o grande e largo difusor, obtém-se um equilíbrio ideal entre a força ascensional no eixo traseiro e a resistência ao ar, o que melhora a dinâmica.
Com a suspensão pneumática adaptativa opcional, o A6 Limousine* aperfeiçoa a síntese entre condução desportiva e conforto. Além de regular a altura da carroçaria e a absorção de impactos, este sistema de suspensão pneumática oferece também uma vantagem adicional em termos de aerodinâmica. Comparado com a suspensão standard, o veículo fica 20 milímetros mais baixo no modo normal. No modo dinâmico, a altura ao solo é reduzida em mais 10 milímetros, proporcionando uma condução mais desportiva. Para reduzir a resistência ao ar, o A6 Limousine* utiliza o nível mais baixo mesmo a altas velocidades nos modos ‘balanced’ e ‘efficiency’.
A direção às quatro rodas, opcional, proporciona uma condução ágil e manobras precisas. Combinada com a direção progressiva mais rígida, obtém-se uma resposta da direção significativamente melhorada e mais direta, com um maior feedback da estrada. A baixa velocidade, a direção às quatro rodas faz com que as rodas traseiras rodem até cinco graus no sentido oposto às rodas dianteiras, melhorando a manobrabilidade no trânsito urbano e em curvas apertadas. A velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, resultando numa condução estável e ainda mais precisa.
As motorizações com tecnologia mild hybrid MHEV plus desempenham um papel importante na experiência de condução excecional. O sistema MHEV plus apoia o motor de combustão, melhora a performance e o conforto na condução, e reduz as emissões de CO₂. Permite realizar manobras e estacionamentos em modo totalmente elétrico. O A6 Limousine* pode também circular em modo elétrico a baixa velocidade na cidade, em tráfego lento ou fora das zonas urbanas. Além disso, a tecnologia MHEV plus gera um binário adicional até 230 Nm e até 18 kW (24 cv) de potência ao arrancar ou durante ultrapassagens. Até 25 kW podem ser recuperados durante a desaceleração.
O isolamento acústico no interior do A6 Limousine* foi melhorado até 30% em comparação com o seu antecessor – o que aumenta o conforto a bordo. Janelas mais estanques e junções otimizadas nas portas asseguram uma acústica mais agradável no habitáculo; um vedante na tampa da bagageira reduz significativamente o ruído do vento. Além disso, todos os pneus montados em jantes de 19 polegadas ou mais estão equipados com os chamados absorvedores de ruído. Novos apoios de montagem do motor e da caixa de velocidades proporcionam uma condução mais suave e silenciosa.
O novo A6 Limousine* será produzido em Neckarsulm e vendido a nível mundial. As encomendas terão início em meados de abril de 2025. As entregas aos clientes terão início no verão de 2025.
Döllner: “Com o A6, estamos agora a renovar uma importante gama de modelos”
“O novo Audi A6 Limousine* alia um design elegante e dinâmico a uma aerodinâmica excecional. Sistemas de propulsão eficientes, mas de elevada performance, e tecnologia de suspensão de última geração combinam o lado desportivo com um elevado nível de conforto, tornando cada viagem no A6 numa experiência de primeira classe.” Com este modelo, a marca dá continuidade à sua grande iniciativa de lançamento de novos modelos iniciada em 2024. A modernização e rejuvenescimento da gama faz parte da “Audi Agenda”, com a qual a Audi se posiciona para o futuro num contexto de concorrência crescente.
Tal como os novos Q5 e A5, o novo A6 Limousine* assenta também na Plataforma Premium para Combustão (PPC). A arquitetura eletrónica E³ 1.2 fornece conectividade moderna, atualizações e funcionalidades digitais em todos os novos modelos.
Elegante e dinâmico: o design exterior
O design da carroçaria do novo Audi A6 Limousine* é claro e funcional. O seu design minimalista combina elegância com imagem desportiva. O elemento de design mais marcante é a curva do perfil superior dos vidros, que flui de forma elegante e fluída desde os vidros laterais dianteiros até ao vidro traseiro fixo. Um elemento típico da Audi e que destaca a silhueta aerodinâmica do A6 Limousine*. Superfícies amplas combinadas com linhas dinâmicas, a emergir da zona dos ombros, são um elemento essencial do ADN de design da Audi. Estas características, em conjunto com as vias largas, expressam a faceta desportiva.
A dianteira é caracterizada pela grelha Singleframe posicionada em baixo, que se estende até à zona inferior do avental dianteiro. Com os faróis elegantes e os anéis Audi em posição de destaque, confere ao A6 Limousine* uma expressão marcante, focada e distinta. Cortinas de ar modeladas em três dimensões, posicionadas por baixo dos faróis, conferem ao para-choques um visual poderoso e desportivo.
Tal como a dianteira transmite prestígio, também a traseira alongada e ligeiramente ascendente o faz, com os anéis Audi colocados numa posição elevada. As duas luzes traseiras elegantes, com gráficos precisos, e a faixa luminosa contínua realçam a largura do veículo, conferindo ao novo Audi A6 uma presença forte, tal como a luz de travagem vertical que acompanha a traseira. O grande difusor, com uma peça decorativa marcante, completa o conjunto, integrando as ponteiras de escape com coberturas retangulares de design expressivo.
Digital e personalizado: a tecnologia de iluminação
A tecnologia de iluminação avançada contribui significativamente para uma maior segurança rodoviária e é uma parte essencial do ADN da Audi. Também nesta área, o novo A6 Limousine* desempenha um papel pioneiro no seu segmento.
O design dos faróis e das luzes traseiras é totalmente focado na digitalização, oferecendo ao condutor a possibilidade de personalizar a aparência do seu A6 Limousine* de acordo com as suas preferências. Ao mesmo tempo, o display luminoso digital disponibiliza funções inovadoras que melhoram a comunicação com outros utilizadores da estrada. Tudo isto com uma estética fiel ao estilo típico da Audi.
O equipamento opcional para o A6 inclui luzes diurnas LED digitais, compostas por 48 segmentos LED individuais por farol. Os faróis LED Matrix opcionais distinguem-se por um novo design que confere aos faróis um aspeto ainda mais marcante.
Com um total de sete assinaturas luminosas digitais à frente e atrás – várias das quais concebidas como assinaturas ativas em que segmentos individuais se iluminam e apagam de forma inteligente – o novo A6 Limousine* oferece um grande potencial de personalização.
As luzes traseiras digitais OLED de segunda geração estão disponíveis como opção na traseira do A6 e combinam design luminoso e tecnologia inovadora de forma única. Com um total de oito painéis OLED digitais, garantem uma elevada identidade visual e aumentam a segurança na estrada. Cada lado possui 198 segmentos OLED que criam as assinaturas digitais, algumas das quais ativas. As assinaturas ativas conferem um aspeto “vivo” à iluminação graças ao movimento constante. O algoritmo especialmente desenvolvido para esta função gera uma nova imagem a partir dos 396 segmentos OLED várias vezes por segundo. Os segmentos individuais interagem de forma a manter constante a intensidade luminosa total.
A deteção de proximidade e a luz de comunicação das luzes traseiras OLED 2.0 são componentes essenciais para aumentar ainda mais a segurança rodoviária através da luz. Por exemplo, outros utilizadores da estrada recebem um aviso em caso de acidente ou avaria à frente. Em situações críticas de condução ou trânsito, a luz de comunicação nas luzes traseiras digitais OLED projeta uma assinatura luminosa específica: além do gráfico luminoso habitual, oito triângulos em toda a largura da traseira servem como sinal de aviso para os condutores que seguem atrás.
A estética do movimento é, por excelência, Audi – e impressiona o condutor com cada efeito luminoso dinâmico ao destrancar ou sair do veículo. Com a função “coming-home” e “leaving-home”, segmentos LED ou OLED individuais são ativados em intervalos de apenas alguns milissegundos uns após os outros, criando uma sequência luminosa inovadora e futurista, mesmo com o veículo parado.
Muita escolha: dois estilos exteriores, onze cores, jantes progressivas
Em contraste com o equipamento de série, onde, de forma propositada, o A6 Limousine* exibe muitas zonas na cor da carroçaria e elementos em alumínio para sublinhar a sua elegância, o pacote S line exterior realça a sua faceta desportiva. A zona em redor das entradas de ar dianteiras, que são maiores e divididas em duas partes, apresenta um acabamento em antracite mate, tal como as embaladeiras laterais mais largas e o elemento decorativo do difusor com um design mais desportivo. A grelha Singleframe preta também apresenta uma estrutura maior, e molduras verticais acentuam as cortinas de ar laterais para otimizar o fluxo de ar. Cada um destes elementos reforça o caráter dinâmico do A6 Limousine* com o pacote exterior S line.
O pacote Visual Black plus pode ser adicionado opcionalmente ao S line exterior. Neste caso, os anéis Audi à frente e atrás têm acabamento em cinzento antracite. A grelha Singleframe, o elemento decorativo do difusor, as embaladeiras, os puxadores das portas, os frisos dos vidros, as capas dos espelhos e os rails do tejadilho do A6 Limousine* surgem em preto. O sistema de escape conta também com ponteiras em cromado escurecido.
Os condutores podem escolher entre onze cores para o A6, incluindo o acabamento sólido Branco Arkona. Branco Glacier, Preto Mythos e Cinzento Chronos estão disponíveis com acabamento metalizado, assim como os Vermelho Grenadine, Cinzento Florett, Azul Firmament e Castanho Madeira. A seleção completa-se com a nova cor Verde Midnight, bem como Azul Ascari Metalizado e Cinzento Daytona, disponíveis exclusivamente para veículos com o pacote S line exterior. A Série Especial “Edition one”, com produção limitada a um ano, apresenta-se em Madeira Brown, combinado com o pacote Visual Black plus e jantes de 21 polegadas.
No que diz respeito às jantes, a Audi oferece uma vasta seleção de designs progressivos entre 17 e 21 polegadas para o A6 Limousine*. As jantes de 19 polegadas são de série com o pacote exterior S line. Duas das cinco opções de jantes de 20 polegadas e todas as de 21 polegadas são da Audi Sport, incluindo uma jante de 21 polegadas com design multiraio totalmente em preto metalizado. Existe ainda uma jante forjada de 21 polegadas, a única na gama com design tricolor. Além disso, haverá várias opções exclusivas da Audi que permitem ainda mais personalização do A6 Limousine*. Para além das cores exteriores exclusivas, incluem-se também novas opções de cores para o interior e para o couro.
Aerodinâmica: o melhor coeficiente num Audi com motor de combustão
O design desportivo e baixo do novo Audi A6 Limousine* contribui para a sua aerodinâmica excecional, garantindo um coeficiente (Cd) de 0,23 – o melhor valor alguma vez alcançado por um modelo de produção com motor de combustão na história da Audi. As cortinas de ar asseguram que o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras e dos lados do veículo seja o mais suave possível, estando integradas de forma harmoniosa no novo design do A6 Limousine*.
Duas entradas de ar de arrefecimento controláveis individualmente atrás da grelha Singleframe fazem parte do conceito aerodinâmico, otimizando o fluxo de ar no compartimento do motor. Para aproveitar ao máximo esta tecnologia, a Audi otimizou a junção entre o para-choques e a unidade de arrefecimento, reduzindo as perdas de fluxo de ar nesta zona até 70%. Para tal, os elementos de controlo de ar foram significativamente reforçados. A interface unificada para a admissão de ar e o arrefecimento do motor também contribui para um fluxo de ar mais eficiente em torno da carroçaria.
Além disso, o spoiler dianteiro no para-choques reduz a sustentação no eixo dianteiro e melhora o fluxo de ar sob o veículo. Vários painéis na parte inferior da carroçaria asseguram um fluxo de ar controlado e harmonioso. Estes incluem defletores nas rodas e coberturas específicas no túnel de transmissão e no eixo traseiro.
A parte traseira tem uma forma ligeiramente ascendente na secção final – um fator crucial para a excelente aerodinâmica do A6 Limousine*. O ângulo acentuado do spoiler, combinado com a ranhura oca à sua frente, gera uma separação ideal do fluxo de ar. Em conjunto com o grande difusor, a área de turbulência atrás do veículo é minimizada, mantendo-se dentro de um intervalo ideal. O resultado é um equilíbrio perfeito entre sustentação no eixo traseiro e resistência ao ar, o que melhora a dinâmica do automóvel.
A completar o sofisticado conceito aerodinâmico estão as jantes de 18 e 19 polegadas otimizadas aerodinamicamente, feitas em alumínio cortado a diamante. O design visível da jante é brilhante, enquanto as secções fechadas, desenhadas para otimizar a aerodinâmica, são pretas e misturam-se discretamente nas sombras.
A aerodinâmica e a insonorização geral do novo A6 Limousine* são também de topo. Por exemplo, o isolamento sonoro do veículo foi melhorado em até 30% em relação ao modelo anterior. Vidros mais bem vedados e juntas de porta otimizadas garantem uma acústica interior mais agradável, aumentando o conforto a bordo. A gama opcional de vidros acústicos inclui agora também os vidros das portas traseiras, para além dos vidros laterais dianteiros. Os novos apoios do motor e da transmissão foram desenvolvidos para proporcionar uma condução mais suave e silenciosa. A forma dos dentes das engrenagens da transmissão também foi otimizada, o que beneficia a acústica da caixa automática S tronic. Além disso, todos os pneus com 19 polegadas ou mais estão dotados de absorventes de ruído – anéis de espuma no interior do pneu que reduzem as vibrações do ar, o que contribui para uma menor emissão de ruído dentro do habitáculo.
Um interior espaçoso
Com um comprimento total de 4,99 metros, o Audi A6 Limousine* é 60 milímetros mais comprido do que o modelo anterior. A distância entre eixos de 2.927 milímetros proporciona uma condução mais confortável em viagens longas e contribui para o amplo espaço interior. O A6 Limousine* tem uma largura de quase 1,88 metros, excluindo os espelhos.
O novo teto panorâmico em vidro de transparência variável melhora ainda mais a sensação de espaço. Estende-se praticamente por todo o habitáculo, da frente à traseira, permitindo que o interior seja inundado de luz ou eficazmente sombreado. Seis segmentos formam a base para vários padrões com áreas que podem ser ligadas ou desligadas, proporcionando proteção total contra o encandeamento. A “cortina digital” é operada através de um botão no módulo do tejadilho.
A bagageira do novo A6 Limousine* tem uma capacidade de até 492 litros – dependendo da motorização. Graças à sua largura de 1.050 milímetros, dois grandes volumes podem ser facilmente colocados lado a lado. Os bancos traseiros rebatíveis 40:20:40 são parte do equipamento de série, permitindo criar um compartimento de carga variável para itens como elementos de esqui. O pacote de arrumação do compartimento de bagagem também está incluído de série. Existe ainda a opção de porta da bagageira com abertura elétrica, que pode ser aberta ou fechada com um gesto do pé. Uma projeção luminosa indica o local ideal para que o utilizador faça o movimento com o pé, facilitando a ação.
Lounge de negócios: a filosofia de design interior
O interior do A6 Limousine* reflete as quatro características fundamentais da nova filosofia de design da Audi. Em primeiro lugar, o habitáculo foi concebido com uma abordagem “centrada no ser humano”, ou seja, está sistematicamente alinhado com as necessidades dos seus utilizadores. A segunda característica é o “palco digital” (Digital Stage), apresentado aos ocupantes sob a forma do ecrã Audi MMI. Com o seu “design orientado pelos materiais”, o novo Audi A6 concretiza a ambição de proporcionar uma sensação generosa de espaço aliada a um elevado nível de conforto. A estrutura clara e o conceito de interface lógica garantem uma visão geral em todas as situações e representam a quarta característica: “clareza visual”.
O palco digital gira em torno do ecrã panorâmico Audi MMI e do opcional ecrã MMI para o passageiro. O fino e independente ecrã panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo com tecnologia OLED. É composto pelo Audi virtual cockpit com 11,9 polegadas e pelo ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. Para os passageiros da frente, há ainda o opcional ecrã de 10,9 polegadas, perfeitamente integrado no painel de bordo. Este permite navegar na internet, ver conteúdos multimédia e ajudar na navegação ou na procura da bomba de combustível mais próxima. Graças ao modo de privacidade dinâmico, os conteúdos como vídeos não são visíveis do lugar do condutor durante a condução. Se o ecrã do passageiro não estiver a ser usado ou não for detetado nenhum passageiro, é exibida uma imagem digital de fundo.
O novo A6 Limousine* pode ser equipado com um head-up display (HUD) configurável. Este mostra uma vasta gama de informações, como velocidade, sistemas de assistência ativos, instruções de navegação e dados multimédia. Pela primeira vez, os condutores podem controlar funções do veículo e do infotainment através do HUD. Os controlos permitem percorrer listas e fazer seleções diretamente com os botões do volante. Graças à utilização maximizada do espaço de instalação e à tecnologia de visualização otimizada, a área visível do HUD foi ampliada em mais de 85% e a imagem, de superior qualidade, é significativamente mais precisa.
Como contraste às zonas digitais e técnicas, o interior do novo A6 Limousine* inclui a aplicação Softwrap, que se estende de uma porta à outra através de todo o painel de instrumentos, reforçando a sensação de largura. Tecidos selecionados, revestimentos sintéticos ou revestimento em Dinamica nas portas e apoios de braços criam uma atmosfera confortável e sofisticada.
As cores e materiais de alta qualidade usados no interior estão presentes tanto na Softwrap como nos bancos, painéis das portas e apoios de braços, que estão disponíveis opcionalmente em materiais sustentáveis como o tecido Cascade e a microfibra Dinamica, ambos compostos maioritariamente por poliéster reciclado. O tecido Cascade lembra materiais naturais como a lã e não é tingido adicionalmente. É parcialmente feito de materiais reciclados como sobras de tecidos e poliéster reciclado. A Dinamica tem o aspeto e toque da camurça, mas cerca de 50% do seu material provém de poliéster reciclado.
O distinto interior do A6 Limousine* impressiona também à noite. A iluminação interativa ao longo do painel de bordo e nas portas realça a largura do interior, enquanto a luz indireta sob o ecrã panorâmico do MMI e na consola central cria o efeito visual de levitação. Os materiais premium nas portas são também iluminados com estilo. Nos modelos equipados com esta opção, o logótipo Bang & Olufsen é até retroiluminado.
Como parte do novo design do habitáculo e do cockpit digital, a luz de interação dinâmica facilita a comunicação entre o veículo e os ocupantes. Composta por 84 LED, está localizada por baixo do para-brisas e forma um aro iluminado que vai do pilar A esquerdo ao direito. Além da função de boas-vindas, apresenta uma sequência luminosa especial ao trancar ou destrancar o veículo. Também contribui para a segurança ao indicar a luz de mudança de direção dinâmica, embora funcione apenas como exibição adicional, sem substituir os piscas que surgem no Audi virtual cockpit.
Características excecionais: uma experiência excecional
Muitas funcionalidades que aumentam o conforto contribuem para que viajar no A6 Limousine* se torne numa verdadeira experiência de primeira classe. A estudo da acústica interior também enriquece a experiência sonora, especialmente com os sistemas de som premium opcionais da Bang & Olufsen.
A versão de topo está equipada com dois altifalantes adicionais em cada um dos encostos de cabeça dianteiros, levando a experiência sonora a um novo nível. Um excecional som 3D é produzido por um total de 16 ou 20 altifalantes, incluindo um amplificador altamente eficiente e um subwoofer, com 685 ou 810 watts, respetivamente. Os altifalantes nos encostos de cabeça criam um ambiente sonoro surround pessoal e uma experiência musical ainda mais envolvente. Estes também permitem uma emissão de som extremamente precisa: instruções de navegação e chamadas telefónicas são direcionadas especificamente para o condutor. As seguintes ‘function on-demand’ podem ser adicionadas posteriormente: intensificação dos graves, ajuste automático do volume e revitalização musical, que melhora a qualidade de ficheiros de música comprimidos. A funcionalidade “ambientes virtuais” recria espaços acústicos para que possa experienciar a sua música favorita como se estivesse numa sala de concertos, num clube de jazz ou num concerto ao ar livre.
A climatização automática de quatro zonas, disponível como opção, permite um nível particularmente elevado de conforto térmico, ao regular a temperatura, o volume e a distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro da frente e passageiros dos bancos traseiros laterais. Ao mesmo tempo, os ocupantes dos lugares traseiros podem ajustar as definições através de um painel de controlo próprio na consola central traseira. O pacote de qualidade do ar, também opcional, inclui um ionizador e um sensor de partículas finas, melhorando significativamente a qualidade do ar no interior.
Disponível como opção, o fecho assistido das portas assegura que as portas do veículo se fecham de forma suave
e silenciosa. Com o fecho assistido, basta deixar a porta encostar-se levemente ao batente. Se o fecho não for completamente acionado, as portas serão automaticamente puxadas até fecharem totalmente e, de seguida, trancadas.
Eficiente e potente: tecnologia MHEV plus
No lançamento, o novo A6 Limousine* estará disponível com a motorização 2.0 TDI a gasóleo (de tração dianteira ou integral, com sistema quattro), dotada da tecnologia mild hybrid (MHEV plus) e, por isso, parcialmente eletrificada.
O sistema MHEV plus apoia o motor de combustão, melhora a performance e o conforto de condução, e reduz as emissões de CO₂. É composto por três componentes principais: uma bateria de 48 volts, um alternador de correia com função de motor de arranque e o novo gerador de propulsão com eletrónica de potência integrada. A bateria de iões de lítio, feita de lítio-ferro-fosfato, tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. A principal função do alternador de correia é ligar o motor e fornecer energia elétrica à bateria. O gerador de propulsão permite a condução parcialmente elétrica, fornece binário adicional e regenera energia durante as desacelerações.
Condução parcialmente elétrica – A tecnologia MHEV plus aproveita as vantagens da condução elétrica ao estacionar e manobrar. Estes componentes elétricos também podem ser utilizados em velocidades baixas na cidade, em situações de trânsito lento ou mesmo fora das zonas urbanas. Nestas situações, o A6 Limousine* circula apenas com o gerador de propulsão, tornando-se particularmente eficiente.
Até 18 kW de impulso – A tecnologia MHEV plus apoia o motor de combustão, por exemplo, no arranque entre tráfego intenso ou durante a realização de ultrapassagens. O gerador de propulsão fornece um binário adicional de até 230 Nm e uma potência suplementar de até 18 kW (24 cv).
Até 25 kW de regeneração – Durante a desaceleração, o gerador de propulsão recupera energia e alimenta novamente a bateria com até 25 kW de potência (regeneração). O sistema de travagem com controlo de mistura integrado permite uma travagem sem pressão e uma regeneração ideal – muitas vezes sem recorrer ao travão de fricção.
O sistema de 48 volts também permite o funcionamento de um compressor de ar condicionado elétrico. A grande vantagem é que, mesmo quando o motor está desligado – por exemplo, ao rolar ou num semáforo – o ar condicionado continua a funcionar a plena capacidade, mantendo o interior a uma temperatura agradável.
2.0 TFSI 4 cilindros com 204 cv. (150 kW)
O A6 Limousine TFSI 150 kW (204 cv) está equipado com um motor a gasolina 2.0 litros sobrealimentado e inclui de série um sistema start-stop para reduzir o consumo de combustível. Esta motorização está disponível apenas com tração dianteira.
Debita 150 kW (204 cv) de potência e gera um binário máximo de 340 Nm. Diversas modificações elevaram a eficiência deste motor de nova geração a um novo patamar. O 2.0 TFSI utiliza um processo de combustão Miller modificado, especialmente vantajoso em regimes de carga parcial. No ciclo Miller, as válvulas de admissão fecham mais cedo, o que aumenta a eficiência do motor. Este motor também está equipado com um turbocompressor de geometria variável (VTG), o que melhora a resposta e a eficiência da injeção direta. A tecnologia VTG permite uma entrega de binário mais suave e ágil a baixas rotações. O 2.0 TFSI está sempre acoplado à transmissão de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades, conhecida pelas suas mudanças rápidas e suaves entre as relações.
2.0 TDI 4 cilindros com 204 cv. (150 kW)
Esta variante debita 150 kW (204 cv) e oferece um binário máximo de 400 Nm. Para melhorar a eficiência e o conforto, este motor está parcialmente eletrificado com a tecnologia MHEV plus e possui um sistema elétrico de 48 volts. A capacidade de condução parcialmente elétrica e a elevada regeneração de energia contribuem para uma redução significativa das emissões de CO₂. O alternador de correia com função de motor de arranque de 48 V melhora ainda mais o conforto do TDI, permitindo arranques silenciosos. O veículo oferece uma resposta mais rápida ao arrancar e um comportamento notoriamente mais ágil. O 2.0 TDI está disponível com transmissão de dupla embraiagem, podendo ser configurado com tração dianteira ou com o sistema quattro ultra de tração integral inteligente.
A combinação perfeita entre a faceta desportiva e conforto: a suspensão
O novo A6 Limousine* impressiona pelo seu conforto excecional, uma qualidade que se torna especialmente evidente em viagens longas. Representa como nenhum outro modelo a verdadeira experiência de classe executiva. A suspensão pneumática adaptativa e a direção às quatro rodas, disponíveis opcionalmente nas versões quattro, desempenham um papel fundamental, melhorando significativamente a manobrabilidade a baixas velocidades e aumentando de forma notória a precisão e estabilidade a altas velocidades. O A6 Limousine* consegue assim combinar perfeitamente a condução desportivo e o conforto, em linha com o ADN de condução típico da Audi: preciso, controlado, sólido, conectado e equilibrado.
Os eixos dianteiro e traseiro utilizam um design de cinco braços, construídos maioritariamente em alumínio. Duas subestruturas – uma montada rigidamente à frente e outra montada hidraulicamente atrás – ligam os braços de controlo à carroçaria.
Estão disponíveis três tipos de suspensão:
· Suspensão de série, concebida para ser ainda mais confortável que a do modelo anterior;
· Suspensão desportiva, que rebaixa a carroçaria em 20 mm para uma condução mais dinâmica (de série com o Pacote exterior S line);
· Suspensão pneumática adaptativa com controlo eletrónico de amortecimento, que permite uma grande variedade de ajustes entre conforto extremo e comportamento desportivo.
A suspensão pneumática adaptativa opcional, com amortecimento ajustável nas quatro rodas, regula a altura da carroçaria e a absorção de impactos. Esta suspensão adapta-se de modo automático à carga do veículo, garantindo que o automóvel se mantém nivelado. Em comparação com a suspensão de série, o A6 Limousine* fica 20 mm mais baixo no modo normal (balanced, comfort e efficiency), o mesmo valor da suspensão desportiva. No modo dynamic, a altura é reduzida em mais 10 mm, para uma condução ainda mais desportiva.
Para reduzir a resistência aerodinâmica, a carroçaria desce automaticamente a velocidades mais elevadas nos modos balanced e efficiency. Em contrapartida, a função lift eleva o veículo em 20 mm acima do nível normal, e pode agora ser utilizada até uma velocidade de 85 km/h. Esta função melhora a segurança e o desempenho mesmo em condições adversas, como estradas com neve ou de superfícies irregulares (mau piso).
O sistema de condução dinâmica Audi drive select permite ajustar a altura da carroçaria e controlar os parâmetros da direção e do sistema de tração. A diferença entre os modos foi ampliada: o comportamento em modo dynamic é mais firme e desportivo, enquanto o modo comfort foi concebido para uma condução suave e confortável em longas distâncias. E agora, graças ao assistente de voz da Audi, a suspensão pneumática adaptativa pode ser controlada por comandos de voz simples, como: “levantar o veículo” ou “baixar a suspensão pneumática”.
Todos os pneus do A6 Limousine* foram especialmente afinados e otimizados em termos de resistência ao rolamento. Opcionalmente, estão disponíveis pneus de alta performance em jantes de 20 e 21 polegadas, que oferecem um comportamento dinâmico impressionante e distâncias de travagem ainda mais curtas.
Progressivo e eficiente: o sistema de tração integral quattro
O sistema de tração integral quattro ultra está disponível como opção para o 2.0 TDI. Distribui o binário de forma flexível para maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, proporciona todos os benefícios da tração quattro, com maior segurança e dinamismo na condução.
Uma embraiagem multidiscos controlada eletronicamente distribui o binário entre os eixos dianteiro e traseiro conforme as exigências da situação de condução. Para minimizar os gastos de combustível, o eixo traseiro do sistema quattro ultra é automaticamente desacoplado em situações de carga parcial, sempre que a condução assim o permita.
Durante curvas realizadas a velocidades mais altas, fortes acelerações ou quando o coeficiente de atrito da estrada o exige, a embraiagem multidiscos liga os dois eixos e distribui a força de tração de forma flexível para onde é necessária. Por exemplo, ao sair de uma curva com forte aceleração, a potência é direcionada preferencialmente para o eixo traseiro. Nesta situação, a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro é de cerca de 30:70.
Um componente adicional na motorização V6 TFSI é o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro, disponível como opção. Este distribui ativamente e de forma completamente variável o binário entre as rodas traseiras. Ao contrário de um diferencial autoblocante convencional, o diferencial desportivo pode acelerar ainda mais a roda exterior em curvas dinâmicas, ou seja, aplicar-lhe mais binário, o que permite ao A6 Limousine* entrar na curva com maior precisão. O diferencial desportivo contraria a tendência para a subviragem desde o início e aumenta a agilidade do veículo. No modo dynamic do Audi drive select, o comportamento da viatura torna-se mais orientado para o eixo traseiro.
Aperfeiçoado: um sistema de controlo altamente conectado com vetorização do binário de travagem
Quer em curvas, acelerações ou em termos de conforto, as vantagens do sistema de controlo altamente conectado são sentidas em todos os momentos. Em comparação com o modelo anterior, a Audi melhorou a interação entre os sistemas de controlo da suspensão e da transmissão no novo A6.
O sistema integrado de controlo dos travões, os amortecedores controlados eletronicamente e o sistema de gestão do motor trabalham agora de forma ainda mais rápida e precisa. O resultado é um comportamento em estrada ainda mais aperfeiçoado.
Graças à vetorização do binário de travagem – um controlo seletivo da força de travagem por roda – o novo A6 Limousine* consegue enfrentar curvas com ainda mais eficácia. A vetorização do binário analisa constantemente a situação de condução e corrige antecipadamente qualquer subviragem. Assim que uma parte significativa da aderência disponível é usada em aceleração ou travagem lateral (por exemplo, se as rodas interiores numa curva perderem tração), essas rodas são ligeiramente travadas. Este travão seletivo cria uma diferença de força propulsora entre as rodas, permitindo ao A6 virar de forma mais direta e reativa. O comportamento dinâmico torna-se, assim, mais preciso, seguro e ágil.
Condução melhorada: direção progressiva e direção às quatro rodas
A direção revista e agora mais direta contribui significativamente para o comportamento confortável e simultaneamente dinâmico do novo Audi A6 Limousine*. Em comparação com o modelo anterior, todo o percurso desde o volante até às rodas foi concebido para ser mais rígido, incluindo a barra de torção na caixa de direção, o suporte rígido da cremalheira e as ligações mais firmes dos braços de suspensão. O camber no eixo dianteiro também foi ligeiramente aumentado. No seu conjunto, estas alterações resultam numa resposta à direção visivelmente melhorada e num maior feedback da estrada, proporcionando uma condução mais precisa e ágil.
O Audi A6 está equipado de série com direção progressiva eletromecânica. A relação da direção varia consoante o ângulo de viragem: em ângulos pequenos – como em autoestrada – a direção é mais indireta, o que evita que pequenos movimentos influenciem negativamente a condução. Em ângulos maiores, o rácio torna-se mais direto, reduzindo o esforço necessário para manobrar em cidade e durante estacionamento. A direção progressiva confere também uma sensação de condução desportiva em curvas apertadas.
Com o sistema dinâmico Audi drive select, é possível ajustar as características da direção – nomeadamente o peso do volante – em vários modos de condução.
Estreia no A6: sistema de controlo de travagem integrado
O A6 recorre a um sistema de controlo de travagem integrado com capacidade de regeneração (iBRS). Esta tecnologia de travagem eletrónica (“brake-by-wire”) desacopla completamente o pedal de travão do sistema hidráulico.
Nos modelos com tecnologia MHEV plus, o sistema calcula se o efeito de travagem desejado pode ser alcançado recorrendo apenas à travagem regenerativa com o motor elétrico (o gerador da cadeia cinemática) ou se é necessário também acionar os travões de fricção nos eixos dianteiro e traseiro.
Em frações de segundo, a unidade de controlo calcula a pressão de travagem necessária. Um pistão no sistema hidráulico aplica então a pressão adequada. A sensação no pedal mantém-se constante, com a transição entre a travagem regenerativa e a travagem por fricção praticamente impercetível, sendo suave e homogénea.
Graças à atuação electro-hidráulica, a pressão de travagem é aplicada de forma muito precisa nas rodas, sendo cerca de duas vezes mais rápida do que num sistema convencional. Em caso de travagem automática de emergência, a pressão máxima é atingida em apenas 150 milissegundos.
Conectado: infotainment com ChatGPT
O novo Audi A6 Limousine* utiliza o Android Automotive OS como sistema operativo do seu sistema de infotainment. O veículo atualiza todos os conteúdos através de atualizações over-the-air (OTA). Desta forma, a Audi garante que todos os serviços connect permanecem sempre atualizados.
Várias aplicações – incluindo Spotify, YouTube e serviços de notícias – podem ser descarregadas a partir da loja de aplicações da Audi, que, tal como a interface para smartphone, é de série. Estas apps estão integradas diretamente no sistema MMI do A6 Limousine* – não é necessário um smartphone para descarregar ou utilizar estas funcionalidades.
A interface Audi para smartphone permite transferir conteúdos do telemóvel diretamente para o sistema de infotainment do veículo, permitindo controlar de forma prática a navegação, o telefone, música e apps selecionadas através do ecrã tátil MMI e do sistema de controlo por voz. Os smartphones podem ser carregados na base de carregamento por indução, incluída de série.
Com a operacionalidade tátil melhorada e mais intuitiva, os clientes podem tirar o melhor partido do novo conceito de operação e visualização. Em alternativa, muitas das funções do veículo podem ser operadas através do controlo de voz otimizado. O assistente Audi com comando por voz oferece apoio e aprende continuamente com o utilizador. Para responder às perguntas da forma mais completa possível, o assistente Audi acede a conteúdos adicionais da internet, como dados meteorológicos e informações gerais.
Graças à integração com o ChatGPT (fornecido através do Microsoft Azure OpenAI Service), os ocupantes podem aceder a conhecimentos baseados em IA usando linguagem natural. As respostas geradas são adaptadas a cada pergunta e lidas individualmente em voz alta. O assistente Audi determina automaticamente se deve executar uma função do veículo ou responder a uma questão externa. Se o assistente Audi não conseguir responder a uma pergunta, recorre automaticamente ao ChatGPT – sem qualquer interrupção percetível para os ocupantes.
Mais conforto e segurança: os sistemas de assistência à condução
O novo Audi A6 Limousine* está equipado, de série, com numerosos e modernos sistemas de assistência à condução. Estes sistemas aumentam o conforto e a segurança em todas as viagens, aliviando o trabalho do condutor e assumindo tarefas importantes.
Vários elementos de assistência à condução e ao estacionamento estão incluídos de série. É o caso do cruise control adaptativo, um limitador de velocidade que responde à sinalização de trânsito, o reconhecimento de sinais de trânsito, uma câmara de visão traseira e o assistente de estacionamento com indicação de distância no monitor do MMI (Park Assist Plus). Outras funcionalidades incluídas de série são o aviso de saída da faixa de rodagem, o assistente de travagem de emergência, o aviso de colisão frontal e travagem face a peões e ciclistas e a deteção de fadiga do condutor. Os clientes podem também configurar pacotes adicionais de assistência à condução em opção.
Um dos destaques é o assistente de condução adaptativo plus: além de vários sensores que monitorizam continuamente o ambiente em redor do veículo, utiliza também dados cartográficos de alta resolução e dados em nuvem (cloud) recolhidos por outros veículos, o que permite ao sistema otimizar o reconhecimento de sinais de trânsito e oferecer apoio na aceleração, na manutenção de velocidades e distâncias, e na orientação dentro da faixa de rodagem. Com base nos dados reunidos, o sistema calcula o percurso à frente e guia suavemente o veículo através do trânsito, mantendo-o no centro da faixa com intervenções subtis na direção. Ao mesmo tempo, reage a veículos à frente e a tráfego que se insere na via, mantendo a distância de segurança e ajustando antecipadamente a velocidade para se adaptar a limites de velocidade e situações como curvas, cruzamentos e rotundas.
Em situações de trânsito do tipo “pára-arranca”, o sistema pode imobilizar completamente o veículo e, consoante o tempo de paragem, retomá-lo de forma automática. Face a sinais de “Stop”, a velocidade é reduzida para permitir que o condutor assuma o controlo da situação de forma confortável e intuitiva. Graças à vasta gama de parâmetros que considera, o assistente de condução adaptativo plus melhora significativamente a qualidade da condução – tanto a altas como a baixas velocidades, inclusive face a trânsito congestionado.
*Dados de consumo e emissões para os seguintes modelos:
Audi A6 Limousine TDI 204 cv (150 kW)
Consumo de combustível combinado em l/100 km: 5,6-4,8
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 146-126
Audi A6 Limousine TDI quattro 204 cv (150 kW)
Consumo de combustível combinado em l/100 km: 5,8-5,0
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 152-131
Audi A6 Limousine TFSI 204 cv (150 kW)
Consumo de combustível combinado em l/100 km: 7,8-6,9
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 177-157