Exames nacionais arrancam na próxima semana: conheça o calendário

Todos os anos, há milhares de jovens estudantes que colocam o futuro académico num par de semanas: os exames nacionais do ensino secundário são determinantes para definir as condições com as quais cada jovem pode candidatar-se ao ensino superior e para saber se tem média para entrar no curso que pretende.

A 1ª fase de exames do ensino secundário começa no próximo dia 17 e termina no dia 30, sendo que os resultados serão conhecidos a 15 de julho. Se não tiver as notas que pretendeu, tem uma segunda oportunidade, entre 18 e 24 de julho, cujas pautas serão afixadas a 5 de agosto. Mas tome nota: fazer os exames da 2ª fase pode impedir uma candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso, quando está em disputa o maior número de lugares no ensino superior.

As universidades e institutos politécnicos oferecem este ano mais vagas nos concursos de acesso, disponibilizando 101.798 lugares em licenciaturas e mestrados integrados, segundo as listas divulgadas, que revelaram um aumento de 20% em Educação Básica.

Entre instituições privadas e públicas, os alunos terão este ano mais 1.647 lugares, segundo os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Três em cada quatro vagas são abertas em instituições públicas, que este ano disponibilizam 76.818 lugares (mais 691 do que no ano passado), enquanto as instituições privadas decidiram abrir 24.980 lugares (mais 956 do que em 2024).

Veja o calendário das provas:

Os exames nacionais do ensino secundário continuarão a ser realizados em formato de papel, mas a classificação passará a ser feita eletronicamente. As folhas de resposta dos alunos serão digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas numa plataforma digital, onde serão distribuídas entre os professores corretores.

Ainda, os professores passarão a classificar apenas partes de vários exames, em vez de corrigirem exames completos, o que visa assegurar maior equidade nas avaliações e permitir também uma análise mais justa do trabalho dos próprios corretores.

Esta mudança será implementada como projeto em 2024/2025, na disciplina de Filosofia, sendo posteriormente alargado a outras disciplinas nos seguintes anos letivos, exceto aquelas em que não se justifica, como Desenho A.