
Ex-CEO da dona do ChatGPT anunciado na Microsoft
Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, e considerado um visionário da inteligência artificial generativa, foi anunciado como reforço da Microsoft depois de ter sido demitido da liderança da dona do ChatGPT.
Altman foi cofundador e copresidente da OpenAI junto com Elon Musk, que deixou a empresa em 2018. Depois de na passada sexta-feira ter deixado de ser o líder da OpenAI, é anunciado agora pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.
“Estamos extremamente entusiasmados em partilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipa de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso”, escreve numa publicação da rede social X (ex-Twitter).
We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett…
— Satya Nadella (@satyanadella) November 20, 2023
Na mesma publicação, adianta queo antigo CEO da Twitch, Emmett Shear, é o novo líder da OpenAI.
Altman foi demitido pelo conselho de administração da OpenAI na sexta-feira. Em comunicado, a administração disse que Altman “não foi consistentemente honesto nas suas comunicações”, o que afetou a sua capacidade “de exercer as suas responsabilidades”.
“O conselho de administração não confia mais na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI”, dizia o comunicado, sem dar mais pormenores sobre a alegada não honestidade de Altman.
A engenheira de sistemas Mira Murati, antiga gerente de produto (‘product manager’) da Tesla e até agora diretora de tecnologia da OpenAI, foi nomeada presidente executiva interina.