Estradas constituídas por sal eliminam neve

road-salt-and-rust
O inverno pode ser uma época dura para quem vive em países mais frios. O gelo que se acumula nas estradas é prejudicial para a segurança de quem conduz assim como para o próprio carro. Até hoje, a solução encontrada tem sido a utilização de sal em quantidades industriais. No entanto, esta tem vindo a danificar as estradas devido à sua natureza corrosiva.
Assim, os investigadores da Universidade de Koc, na Turquia, encontraram a resposta para este problema: criar pavimentação para estradas cuja composição inclui sal, tornando esta solução menos agressiva para os automóveis.
O sal potássio, vulgo sal utilizado na cozinha, e o polímero repelente de água foram adicionados ao betume utilizado normalmente para criar o asfalto. O resultado foi positivo e em dois meses estes investigadores derreteram neve sem a ajuda de qualquer medida extra, em condições de laboratório.
No entanto, os mesmos alertam para o facto de, em circunstâncias reais, este processo ser mais moroso tendo em conta que são constantemente criadas camadas novas de neve naturalmente. O único entrave à utilização corrente desta tecnologia é o contacto permanente dos automóveis ao sal, substância que diminui a vida útil dos pneus.