Este vinho português foi vendido a 45 euros o copo e esgotou em 2 meses no restaurante de Gordon Ramsay

O restaurante 1890, do chef Gordon Ramsay, esgotou em apenas 72 dias uma garrafa de 27 litros de vinho português da Quinta da Vacaria, vendida a 45 euros por copo. Este lote exclusivo de Grande Reserva Tinto 2019, adquirido em 2023, destaca-se não só pelo seu tamanho, mas também pela sua qualidade, tendo o vinho sido especialmente selecionado para o 1890, que possui apenas 24 lugares e serve exclusivamente jantares.

A logística envolvida na entrega da garrafa foi tão singular quanto o próprio vinho. Transportada de forma especial até Londres, a garrafa passou a ser um dos itens mais cobiçados do restaurante. O sommelier Emanuel Pesqueira, responsável pelos vinhos da cadeia de restaurantes de Ramsay e de origem luso-descendente, detalha que a escolha da Quinta da Vacaria foi feita com o intuito de proporcionar algo único e jamais visto anteriormente no setor, revela a ‘NiT’.

O vinho, criado para harmonizar com o prato principal do restaurante, apresenta um perfil complexo com notas de frutos pretos maduros, amora, cereja preta, framboesa, madeira, especiarias, baunilha, chocolate preto e algumas notas florais. Na boca, destaca-se pela sua concentração, densidade, acidez e taninos maduros e suaves. Foram produzidos cerca de dois mil litros deste vinho, porém, ainda não há previsão para a sua comercialização em larga escala.

A Quinta da Vacaria, com mais de 400 anos de história na produção de vinhos, alcançou recentemente um sucesso notável. Utilizando processos artesanais e tradicionais do Douro, a quinta não se dedica apenas ao vinho, mas também à produção de azeite de alta qualidade e ao enoturismo.