“Este milionário está a dever-lhe dinheiro”: Armas apontadas por “fraude massiva” da Ryanair aos seus clientes

A organização de defesa do consumidor Facua-Consumers in Action lançou uma nova campanha para denunciar o que considera ser uma “fraude massiva” perpetrada pela Ryanair. Sob o slogan “Este milionário deve-lhe dinheiro”, a campanha visa destacar as práticas irregulares da companhia aérea de baixo custo irlandesa, especialmente as relativas à cobrança de sobretaxas por bagagem de mão.

A Facua sublinha que a Ryanair foi a companhia aérea mais reclamada pelos passageiros no último ano, e a campanha foca-se na cobrança ilegal de taxas adicionais por bagagem de mão. O cartaz que acompanha a campanha mostra o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, a rir-se em frente ao logotipo da empresa, com o texto: “A Ryanair cobra uma sobretaxa ilegal por viajar com bagagem de mão.” Esta é uma das principais denúncias da organização, revela o ’20 Minutos’.

A Facua tem promovido a campanha através das suas redes sociais, além de ter lançado uma plataforma online para que os consumidores afetados por esta e outras irregularidades possam fazer denúncias. A plataforma também permite que os passageiros que não receberam indemnizações de 250 a 600 euros, de acordo com a regulamentação europeia, por cancelamentos e atrasos superiores a três horas, possam reivindicar os seus direitos.

A organização incentiva os consumidores a denunciarem abusos e fraudes por parte das companhias aéreas e está a apoiar o início de ações judiciais para o reembolso das sobretaxas de bagagem de mão. As ações judiciais são gratuitas para os interessados, que não precisam de contratar advogados ou procuradores.