Este é o segredo para ficar rico, segundo um psicólogo financeiro
A maioria das pessoas sabe que precisa de ajustar as finanças, mas muitos adiam essas mudanças. A dificuldade em alterar hábitos financeiros está ligada ao chamado “viés do status quo”, um fenómeno que faz com que evitemos riscos e prefiramos manter as coisas como estão, como explica Brad Klontz, psicólogo financeiro e autor do livro Start Thinking Rich.
“Temos aversão a fazer mudanças”, afirma Klontz. “Isso exige esforço, energia e planeamento, algo que a maioria das pessoas evita devido à sua tendência natural para a preguiça cognitiva”, conta à ‘CNBC’.
Além disso, priorizar objetivos como poupar para a reforma ou pagar dívidas implica gratificação tardia — ou seja, abdicar de benefícios imediatos em prol de metas futuras. Segundo Klontz, a solução passa por implementar sistemas que incentivem e facilitem esses comportamentos.
Um dos primeiros passos é identificar os seus objetivos financeiros e compreender por que motivo são importantes para si. Pode ser a compra de uma casa, a constituição de um fundo de emergência ou a poupança para uma viagem de sonho.
“Ter uma visão emocionante e emocionalmente cativante é essencial”, destaca Klontz.
Depois de definir as suas metas, organize um plano que direcione parte do seu rendimento para esses objetivos. Klontz recomenda criar contas separadas para cada propósito e personalizá-las com nomes significativos. Por exemplo, uma conta poupança para férias pode chamar-se “Viagem em família para a Itália 2025”.
“Esse é um truque poderoso”, explica. “A conta deixa de ser apenas um lugar para guardar dinheiro e torna-se um reflexo do seu objetivo.”
A chave para o sucesso está na automação. Configure transferências automáticas para essas contas a partir do seu salário ou conta principal. Assim, o dinheiro é alocado diretamente para os seus objetivos sem esforço manual.
“Se depender de si para fazer transferências manuais todos os meses, é provável que falhe”, alerta Klontz. “A automação elimina barreiras e permite que o sistema funcione por si só.”
Com este método, é possível contornar a inércia financeira e garantir que o seu dinheiro trabalha em prol dos seus sonhos.