
Este drone é capaz de identificar infectados por Covid-19 numa multidão
A pandemia de Covid-19 tem conduzido a alguns progressos no mundo da ciência e da tecnologia, nomeadamente no desenvolvimento de vacinas, medicamentos ou testes de diagnóstico. A última inovação trata-se de um ‘drone pandémico’, ou seja, um dispositivo capaz de detectar pessoas que apresentem sintomas do vírus, no meio de uma multidão, avança o ‘The Lead Austrália’.
O dispositivo está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores da ‘University of South Australia, liderado pelo professor Javaan Chahl, em parceria com a tecnológica canadiana ‘Draganfly Inc’ e possibilita a identificação de pessoas, que entre multidões, apresentem problemas respiratórios ou outros relacionados com infecções virais, tais como os que se verificam na Covid-19.
Javaan Chahl estima que o dispositivo esteja pronto em cerca de seis meses: «Existe muita coisa ligada à engenharia a acontecer actualmente, mas esperamos ser possível verificar a sua capacidade inicial dentro de seis meses», afirma citado pelo ‘The Lead Austrália’.
O veículo aéreo não tripulado, denominado pela equipa que o desenvolve de ‘drone pandémico’, por ser associado à pandemia de Covid-19, será equipado com um sensor especial e com um sistema de visão computorizada que permite monitorizar a temperatura, bem como as frequências cardíacas e respiratórias.
O drone consegue ainda identificar pessoas com tosse ou espirros no meio de multidões, escritório, lares, navios de cruzeiro, ou quaisquer outros locais com grandes aglomerados populacionais.