“Estão a lutar contra governos europeus poderosos para protegerem as suas terras”: Leonardo DiCaprio elogia jovens portugueses
O ator norte-americano Leonardo DiCaprio elogiou os jovens portugueses que “estão a lutar contra governos europeus poderosos para protegerem as suas terras e formas de subsistência, que foram destruídas por condições meteorológicas extremas”.
Numa mensagem publicada no Instagram, DiCaprio recorda a tragédia de 2017 de Pedrógão Grande, apontando que foi uma área “devastadas pelos incêndios florestais”, tendo participado recentemente num documentário sobre esses eventos.
Ver esta publicação no Instagram
O elogio do ator é direcionado a um grupo de seis jovens ativistas, entre os 9 e os 22 anos, pertencente ao movimento ‘Youth 4 Climate Action’, que estão a processar 33 países – os 27 Estados-membros da União Europeia, a par do Reino Unido, Suíça, Noruega, Rússia, Turquia e Ucrânia – por falharem nos seus compromissos climáticos, designadamente no que diz respeito à redução das emissões de gases com efeito de estufa.
A queixa foi apresenta ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que já confirmou que será apreciada pelo que principal coletivo de juízes.
DiCaprio tem sido uma das vozes mais sonantes da luta pelo clima, tendo em 1998 criado a ‘Leonardo DiCaprio Foundation’, e em 2014 foi nomeado representante das Nações Unidas para as alterações climáticas.
Na sua publicação, o ator escreve que o objetivo da ação legal é “vincular legalmente os governos ao aumento dos cortes das emissões, quer a nível local, quer a nível internacional”.