Estado arrecada 130 milhões de euros por dia em impostos

Nos primeiros seis meses de 2024, o Estado português arrecadou cerca de 130 milhões de euros por dia em impostos, totalizando uma receita de aproximadamente 23,4 mil milhões de euros.

Esse valor representa uma queda de 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, resultando em dois mil milhões de euros a menos nos cofres públicos. A síntese da execução orçamental de junho, divulgada pela Direção-Geral do Orçamento, detalha que a maior redução ocorreu no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que caiu 66,5% devido ao alargamento do prazo de pagamento do imposto, revela o ‘CM’.

A arrecadação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que é a principal fonte de receita do Estado, também diminuiu 2,2%, totalizando cerca de 11 mil milhões de euros. Em contrapartida, o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), o imposto direto mais significativo para as finanças públicas, registou um aumento de 5%, atingindo 6,7 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2024.

Apesar desse crescimento no IRS, as contas públicas encerraram o semestre com um saldo negativo de 2,7 mil milhões de euros, devido à combinação de uma redução geral na receita de 4,1% e um aumento nas despesas de 11,2%, aumento esse advindo de encargos adicionais com pensões e aumento dos gastos com pessoal, bem como um aumento significativo nos gastos com bens e serviços, especialmente no Serviço Nacional de Saúde e na administração local.