Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado.

Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla.

Apesar de em Portugal, como em Espanha, recorda o El Economista já haver regulamentação para estas chamadas, o spam telefónico continua a ser uma praga que pode ser enfrentada com a utilização de algumas frases específicas.

Como Acabar com as Chamadas Spam

Antes de mais, é importante assegurar que não subscreveu ou deu consentimento para receber este tipo de comunicações. Se tiver a certeza de que não autorizou estas chamadas, as seguintes frases podem ser eficazes para acabar com este incómodo:

1. “Removam o meu número da vossa base de dados”

Independentemente de ter dado ou não consentimento para comunicações comerciais, esta é a frase mais eficaz para pôr fim a estas chamadas. Tem o direito de desistir destas comunicações a qualquer momento, e as empresas são obrigadas a cumprir a sua solicitação durante a chamada.

2. “Não solicitei nenhum contacto comercial”

As empresas frequentemente encontram maneiras de contactar os consumidores, seja por chamada, SMS ou email. Se tiver a certeza de que não deu autorização para ser contactado, deve deixar claro que não deseja ser incomodado e lembrar a empresa de que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem consentimento.

3. “É ilegal que me contactem a esta hora”

De acordo com a legislação de defesa dos consumidores, as chamadas comerciais só podem ser realizadas dentro de horários específicos. Fora destes horários, é proibido contactar os consumidores.

As chamadas só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9:00 e as 21:00. No entanto, as companhias telefónicas seguem um horário ainda mais restrito: podem ligar de segunda a sexta-feira, mas apenas entre as 10:00 e as 15:00, e novamente das 16:00 às 21:00.

Ler Mais



Comentários
Loading...