Está a funcionar: roubos de Hyundai e Kia diminuem drasticamente após correção do software

Os proprietários de um Hyundai e de um Kia já podem suspirar de alívio, pelo menos no que diz respeito ao risco de roubo: de acordo com dados do ‘Highway Loss Data Institute’ (HLDI), houve uma queda colossal de 53% nas reivindicações de roubo de modelos que tiveram uma atualização de software para melhorar a segurança.

“A solução das marcas é extremamente eficaz”, sublinhou Matt Moore, vice-presidente sénior da HLDI. “Se possui um veículo Hyundai ou Kia sem um imobilizador eletrónico, deve ligar para a sua concessionária para obter a atualização do software hoje”, recomendou.

Ainda há muitos proprietários que precisam de tomar essa decisão: de acordo com a HLDI, aproximadamente 60% dos veículos qualificados receberam a atualização de software em julho último – a correção adiciona um imobilizador que exige que a chave esteja na ignição para que o veículo possa partir.

Basta recordar os vídeos nas redes sociais dos ‘Kia Boys’, nos Estados Unidos, que durante a pandemia da Covid-19 mostraram às pessoas como roubar um destes veículos numa questão de segundos sem uma chave – sem um imobilizador, os ladrões podiam literalmente ir embora.

O número de roubos tornou-se tão alto que algumas seguradoras pararam de cobrir os carros: foram movidos vários processos contra o Hyundai Group, incluindo uma ação coletiva de 200 milhões de dólares movida por proprietários destes veículos, que foi resolvida em abril do ano passado – as seguradoras também avançaram com um processo no qual alegam danos acima dos mil milhões de euros.

Embora os roubos tenham diminuído significativamente desde a atualização do software, a HLDI observou que as reivindicações de seguro ainda são altas para os modelos afetados. Mesmo com a atualização, os ladrões são tentados por um passeio e arrombam o veículo sem saber que ele não dará partida, o que leva a danos e roubo de itens do veículo. Mas, para os proprietários, fica o alívio de o ver estacionado no mesmo lugar no dia seguinte.

“Com base nessas tendências, esperamos que as taxas de reivindicação de veículos Hyundai e Kia caiam gradualmente, em linha com as de outras marcas, à medida que os ladrões descobrem que eles não são mais tão fáceis de roubar e a moda fica obsoleta”, concluiu Moore.

Ler Mais