Especialista em linguagem corporal ‘descodifica’ Putin: veja o vídeo

Vladimir Putin esteve em São Petersburgo na passada quarta-feira para participar num evento organizado pela ‘Radar MMS’

Francisco Laranjeira
Fevereiro 24, 2025
18:22

Vladimir Putin esteve em São Petersburgo na passada quarta-feira para participar num evento organizado pela ‘Radar MMS’, uma empresa especializada no fabrico de drones e sistemas de navegação: durante a visita, o presidente russo conversou casualmente com os jornalistas, com um comportamento relaxado que chamou a atenção do especialista em linguagem corporal Sami Sallinen.

Pode ver o vídeo aqui.



De acordo com a publicação finlandesa ‘Iltalehti’, a entrevista à agência ‘Reuters’, num vídeo de dois minutos, fez salientar a forma como Putin se movia e gesticulava naturalmente, indicando que não estava preocupado. “O corpo diz muito numa conversa quase casual. É fácil para Putin encontrar-se nessa situação”, apontou o especialista, garantindo que a sua postura e gestos contrastam com o tom habitual das suas intervenções públicas, nas quais tende a ser mais sério e tenso.

Sallinen apontou também que durante toda a conversa o presidente russo parecia completamente relaxado, com os ombros e o rosto relaxados. Além disso, o seu olhar aberto e postura calma denotavam uma forte sensação de conforto e segurança.

O especialista observou igualmente que, em diversas ocasiões, o presidente russo mostrou um leve sorriso que tentou esconder, o que mostrou que pode estar relacionado a um desejo de não parecer muito otimista ou relaxado em público. “Apareceu no rosto de Putin um sorriso, mas por algum motivo ele quer escondê-lo. Ele não quer parecer muito positivo”.

Além da sua atitude relaxada, Putin expressou satisfação com as recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que sugeriu que a Ucrânia não deveria se juntar à NATO, mas deveria ceder território à Rússia. Putin observou que isso foi consequência de Trump ter recebido “informações objetivas”, o que parece ter lhe dado uma sensação de apoio externo para as suas ações na Ucrânia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.