Espanha passa IVA sobre a eletricidade para metade. Famílias vão poupar 1.257 milhões de euros

O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje a redução  da taxa do IVA sobre a eletricidade,  de 21% para 10%, assim como a suspensão por três meses do Imposto sobre a eletricidade de produção de 7% .

O anúncio foi feito pela pela ministra das Finanças, María Jesús Montero, durante a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que se reuniu de forma extraordinária para aprovar estas medidas com as quais, como Montero indicou, o Executivo deseja que a “fatura de eletricidade das famílias seja reduzida em 10%, estimando-se que represente uma poupança total de 1.257 milhões de euros.

A ministra destacou que se tratam de “medidas extraordinárias para fazer face ao problema causado pela subida dos preços nas últimas semanas”.

No caso específico do IVA, será aplicada uma redução de 10% a partir deste sábado até ao final do ano para todos os consumidores com potência contratada até 10 quilowatts (kW), desde que o preço médio mensal do mercado grossista de eletricidade seja inferior aos 45 euros por megawatt/ hora (MWh).

Montero sublinhou que esta potência cobre “praticamente todos os lares espanhóis , visto que a potência média é de 4,1 kW, e 72,5% dos contratos empresariais e comerciais também têm esta potência, embora neste caso o IVA tenha um efeito neutro, aliviando a tensão financeira das empresas.

A taxa do IVA de 10% também será aplicada, até ao final do ano a todos os consumidores gravemente vulneráveis ​​- cerca de 612.000 famílias , independentemente de sua energia contratada e preço de mercado.

Esta decisão  vai ser enviada a Bruxelas “para que não haja problemas”, frisou Montero.






Comentários
Loading...