Esforço russo de bloquear sinais de GPS atinge os países do Báltico: aviões obrigados a usar métodos de navegação alternativos

O aumento dos esforços russos para bloquear os sinais do Sistema de Posicionamento Global (GPS), após uma série de ataques de drones, tem forçado os pilotos de linhas aéreas comerciais que voam na região do Báltico e na Finlândia a recorrer a métodos de navegação alternativos.

Segundo as autoridades da Estónia, os sinais de GPS na maior parte do país foram atingidos por interferências nos últimos dias.

O tráfego aéreo tem sido afetado mas os sinais terrestre ainda estão em funcionamento, apesar do bloqueio, que parece vir da região russa de Leningrado, que circunda a segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, e faz fronteira com a Estónia, sublinhou a agência de proteção ao consumidor da Estónia, citou o jornal ‘Bloomberg’.

O aumento dos bloqueios ocorreu depois da Rússia ter sido atingida por drones em várias ocasiões nas últimas semanas, incluindo um ataque que causou um incêndio numa refinaria de petróleo no sul do país, assim como o maior ataque a Moscovo desde o início da invasão.

“O bloqueio de sinais de GPS é uma das possíveis medidas da Federação Russa para garantir a proteção de instalações importantes no seu país”, sustentou o Ministério da Defesa da Estónia. “Nesses casos, podem surgir situações em que o bloqueio de sinais também afeta o uso do GPS em áreas próximas.”

A controlo de tráfego aéreo da Finlândia referiu, por último, que os aviões no país estão a usar sistemas alternativos mas que os voos comerciais não foram interrompidos.

Ler Mais