Escolas: Trabalhadores não docentes em greve nacional esta sexta-feira

Os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da Rede Pública, vão estar em luta, esta sexta-feira, com uma Greve de 24 horas que abrangerá todos os distritos do Continente e a Região Autónoma da Madeira. A valorização da carreira, dos salários e a melhoria das condições de trabalho, são as razões apontadas para o protesto.

Esta jornada de luta, é promovida pelo Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS), que denuncia, em comunicado, que o “Ministro da Educação e o Governo têm um discurso para a opinião pública, cheio de anúncios de medidas positivas, que não são sentidas nas escolas com a mesma ênfase da propaganda, para responder às críticas que são feitas por trabalhadores, pais, alunos e diretores, às políticas de recursos humanos para os trabalhadores não docentes, desenvolvida por este governo”.

O SITOPAS recorda “que este conjunto de trabalhadores asseguram tarefas de basilar importância na Escola Pública e que se encontram entre os trabalhadores mais mal pagos da Administração Pública, auferindo num grande número de casos, o Salário Mínimo Nacional.”

Por isso, lê-se no comunicado, “exige-se, entre outras medidas, que se adeque o número de trabalhadores não docentes à realidade de cada escola, que se reconheça a especificidade das funções realizadas por estes e que se valorize o salário a este conjunto de trabalhadores”.

Por outro lado os profissionais pretendem, ainda, “a integração dos trabalhadores precários para Contrato Individual de Trabalho por Tempo Indeterminado”.

O sindicato considera que “o Ministério da Educação e o Governo, têm de pressionar os municípios para acabar com os contratos precários da maioria dos trabalhadores na rede da escola pública, passar das palavras aos atos, concretizando uma política de recursos humanos para os trabalhadores não docentes que abandone o modelo da precariedade”.

Ler Mais