
Entrega do IRS em 2023 tem novidades: saiba o que muda este ano
A entrega do IRS começa este sábado (1 de abril) e vai decorrer até ao dia 30 de junho. Este prazo é válido para todos os contribuintes, independentemente da categoria de rendimento (ser pensionista, trabalhador por conta de outrem, trabalhador a recibos verdes ou apresentar outros rendimentos). E encerra novidades que importa saber.
E quais são as principais novidades? Atualização dos escalões, novo modelo de retenções na fonte, reforço do IRS Jovem, aumento do mínimo de existência, subida da dedução à coleta a partir do 2º filho, redução de retenção na fonte para titulares de crédito à habitação, mais deduções no IRS e menos IRS para quem fazer muitas horas extra.
Por isso, é melhor dar uma vista de olhos às mudanças propostas pelo Governo para 2023.
A grande maioria dos contribuintes que auferem rendimentos provenientes de pensões, trabalho por conta de outrem e recibos verdes, têm a vida mais simplificada, uma vez que têm à sua disposição a entrega automática de IRS.
No caso de não estar abrangido, tem de entregar a declaração do Modelo 3 de IRS (categoria A ou H).
Se quiser fazer a entrega facilitada do IRS, consulte este guia para não cometer erros que podem ter influência na sua carteira.