Entre a subida do preço dos combustíveis e a descida do ISP da gasolina. Saiba quanto vai pagar para encher o depósito esta semana

Esta segunda-feira, prepare-se: os combustíveis voltam a subir e ao contrário das duas últimas semanas, será tanto a gasolina como o gasóleo, os dois produtos petrolíferos mais utilizados no mercado nacional. Segundo fonte do setor contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas do país “haverá um aumento do preço em 3 cêntimos para a gasolina e 3,5 cêntimos para o gasóleo.”

A tendência de subida será ‘replicada’ pelos postos de marca própria, que normalmente funcionam junto aos hipermercados, que reportaram uma “subida acentuada” – segundo a fonte contactada, haverá “uma subida de 0,0273 euros na gasolina e de 0,0296 euros no gasóleo”.

Tendo em conta estes movimentos, o Governo determinou a redução da taxa do ISP na gasolina, a partir desta semana, traduzindo-se num alívio de 0,5 cêntimos por litro, e manteve a taxa para o gasóleo.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custava na sexta-feira 2,029 euros enquanto o do gasóleo simples valia 1,759 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Os preços dos combustíveis têm registado uma trajetória ascendente. Segundo dados da DGEG, o preço do gasóleo simples já subiu 15 vezes e desceu apenas cinco desde o início do ano. Quanto à gasolina simples, aumentou 17 vezes e recuou apenas 4 desde janeiro.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indicou que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 5,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 18ª posição do ranking europeu.

Ler Mais