Ensino Superior: Candidaturas à 3.ª fase do concurso nacional de acesso arrancam hoje e duram até segunda-feira

Começa hoje, e termina já na segunda-feira, o período de apresentação de candidaturas à 3,ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superiores, a derradeira opção para os que não conseguiram entrar na universidade que queria nas duas fases anteriores.

Nesta 3.ª fase, o acesso é ‘mais apertado’ já que é cada uma das instituições de ensino a decidir de abrem ou não esta hipótese em cada curso que têm disponível. As listas oficiais são divulgadas hoje, pelo que só com a publicação desta listagem, no site da Direção-Geral do Ensino Superior, é que se terá a certeza de que vagas estarão disponíveis.

Em qualquer caso, se hoje ao tentar fazer a candidatura não lhe aparecer a opção que pretendia, é sinal de que a instituição não disponibilizou vagas para a o curso que procurava nesta 3.ª fase.

Na segunda fase foram colocados 8.190 estudantes, entre 20.399 candidatos, 76% dos quais nas três primeiras opções. Ficaram ainda disponíveis 3.936 vagas, que podem ser disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de curso, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os resultados da 3.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior serão divulgados no dia 30 de setembro, com as matrículas a decorrerem desse dia até 2 de outubro.

Na 3ª fase são colocadas a concurso:

a) As vagas sobrantes da 2.ª fase do concurso;
b) As vagas ocupadas na 2.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas destinadas exclusivamente a candidatos titulares de curso de ensino secundário com classificação final, em número correspondente ao de candidatos titulares de curso de ensino secundário sem classificação final nele colocados

Sendo aberta 3.ª fase do concurso para um par instituição/ciclo de estudos, são também colocadas a concurso as vagas libertadas em consequência da recolocação na 3.ª fase de estudantes colocados nas 1.ª ou 2.ª fases, com exceção das vagas adicionais já referidas.

À 3.ª fase do concurso podem apresentar-se:
a) Os candidatos não colocados em qualquer das fases a que concorreram;
b) Os candidatos colocados na 1.ª ou 2.ª fases, com aplicação do disposto no artigo 52.º;
c) Os candidatos que, embora colocados nas fases anteriores a que concorreram, não procederam à respetiva matrícula e inscrição;
d) Os estudantes que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação
das candidaturas das fases anteriores, a não apresentaram;
e) Os estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas da 2.ª fase.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...