Ensaio. XEV Yoyo: carro urbano elétrico que é impresso em 3D chega aos 90 km/h e uma autonomia de 150 km

O XEV Yoyo é um carro urbano elétrico impresso em 3D num processo que demora apenas 3 dias – fabricado pela startup italiana XEV (com sede em Hong Kong), o veículo atinge os 90km/hora de velocidade máxima e conta com uma autonomia de 150km, podendo ser carregado em 3 horas.

Em Portugal está classificado como quadriciclo pesado e por esse motivo não pode ainda passar as pontes de Lisboa, por exemplo, ou circular em autoestradas e vias rápidas, um processo que carece ainda de homologação – no entanto, pode ser conduzido a partir dos 16 anos.

O Yoyo usa apenas 57 componentes, sendo que as únicas partes que não são impressas em 3D são o chassis, assentos e componentes de vidro – tem também uma célula de aço reforçado para maior segurança dos ocupantes.

O XEV Yoyo é um elétrico de dois lugares compacto e económico, projetado para quem procura uma solução de transporte urbano, eficiente e ecologicamente correta com um desenho moderno e elegante.

O interior revela-se espaçoso e confortável, com assentos ajustáveis, ar condicionado, som integrado no painel central de instrumentos que inclui informações, velocidade, carga da bateria e o consumo de energia.

Caraterísticas do veículo elétrico XEV Yoyo

• Bateria com 10,3 kWh de capacidade
• Permite a troca de baterias (de uma descarregada para uma já carregada);
• Velocidade de ponta de 90 km/h, com autonomia de cerca de 150 km entre carregamentos.
• Vidros elétricos ABS, travões de disco JLL, AC, keyless go.

E em estrada?

Como possui as dimensões dos primeiros Smart’s tem espaço interior suficiente, bem como uma ergonomia interessante. A entrada dos ocupantes é fácil e os vidros descem ligeiramente para permitir fechar as portas sem esforço, sendo que automaticamente recolhem à posição inicial.

Possui 2 modos de condução: D (até 50km/h) e S (até 90km/hora), sendo que até aos 25km/hora é audível um ruído propositado para que os peões o ouçam em ambiente urbano.

Após essa velocidade, conduz-se como qualquer outro veículo. Simples e prático de utilizar, confortável dentro dos limites que a curta distância entre eixos permite e com uma direção direta.

Não é um veículo lento pois o carro só pesa 750kg e “facilmente” atinge os 50km/h. No modo S vai-se aproximando com a rapidez necessária dos 90km/hora, sendo um veículo que transmite segurança na sua condução (para este segmento).

Será o veículo indicado para os jovens entre os 16 e 18 anos que não pretendem andar de scooter ou trotinete, com um modelo de compra ou renting (a 2 anos) mas que não é impeditivo de ser usado por outro tipo de clientes.

Em Portugal é comercializado pela Carclasse a quem agradecemos a disponibilidade da unidade de ensaio.

Preço final:16.990€

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