Ensaio. Volkswagen ID5 PRO: qualidade premium, autonomia reforçada, stress zero

A Volkswagen continua a sua grande aposta no setor dos elétricos e pretende com isso ter uma palavra a dizer no concorrido mercado atual, no qual a Tesla é a marca a bater. Para isso, a VW investiu imenso (monetariamente e em tecnologia) para se posicionar como um dos principais players do mercado.

Construir um automóvel de raiz com uma estética nova é sempre uma tarefa árdua, arriscada e nem sempre bem acolhida pelo público. Mas tanto o ID3, ID4 e ID5, sendo viaturas muito similares, apresentam um desenho que agradou à maioria o que é meio caminho para o sucesso comercial do modelo.

Formas equilibradas, uma frente que parece sorrir, uma zona lateral com muita chapa que transmite robustez mas também elegância e que termina numa traseira também ela muito elegante, com um formato ao estilo coupé, adornado por jantes de 21”.

Mais uma vez e parece ser a tendência estilística, as marcas estão a apostar em contrastes na pintura dos seus modelos; aqui com ambos os para-choques robustos mas com muitos plásticos pretos e, por regra com um tejadilho de cor negra. Tudo isto atribui ao Volkswagen uma elegância que apraz registar.

No interior encontramos imenso espaço interior, bancos largos extremamente confortáveis e envolventes, qualidade de construção e dos materiais utilizados, muitos plásticos moles mas sobretudo, uma linha estilística muito germânica e minimalista, algo que aprecio.

Na viatura de ensaio de cor branca, o interior continha parte do tablier em cor terra ocre que também se transmitia nas laterais do banco, com o interior do banco em camurça sintética muito confortável e com aspeto duradouro. Atrás, o espaço é abundante, bem como, a capacidade da bagageira.

Nestes ensaios, mais do que testar a viatura para perceber qual o limite de velocidade – que, no caso são 160 km/h -, importa perceber a minha experiência enquanto condutor e essa é talvez a mais importante.

E o que eu senti quando entrei no Volkswagen foi que é um automóvel que facilmente me acolhe e que eu me adapto a ele, sem aprendizagem, pois tudo está no local certo, na medida correta. Isso é de extrema importância numa viatura pois é ali que passamos a totalidade do nosso tempo em viagem. Significa isso que ergonomia e usabilidade estão patentes nesta viatura.

Mas ensaiar o ID5 não pode ser somente em termos estéticos mas também temos de o levar para a estrada e perceber como é que funciona com os vários modos de condução desde o eco, normal, Sport e individual.

A primeira nota a tirar do Volkswagen na garagem é a enorme brecagem, que facilita imenso qualquer manobra, principalmente em cidade e espaços apertados. A visibilidade é boa em quase todos os ângulos sendo que somente para a zona traseira sentimos alguns constrangimentos, mas nada de preocupante.

A condução do ID5 em cidade é de extrema facilidade, muito, mesmo muito prática e bem conseguida, sendo que nem a sua dimensão atrapalha.

Quando transpomos a viatura da cidade para a estrada e autoestrada é quase óbvio que não vamos encontrar grandes diferenças, mas elas existem, pois é aqui que detalhes como o comportamento, o conforto, a precisão da direção, o trabalho das suspensões e do chassis mais se notam.

E o ID5 não fica nada mal, mesmo nada, nesta fotografia, pois a direção é precisa, rigorosa e assertiva, adicionando-lhe um conforto assinalável em qualquer piso, sendo que todo toda a viatura reage em uníssono às solicitações do volante, demonstrando um bom casamento entre o chassis, as suspensões e a direção, coadjuvado por um software que gere muito bem a disponibilidade de binário em qualquer situação, com a dureza da direção no modo adequado. Uma referência para este último upgrade de software que melhorou muito a dinâmica do ID5 e sua autonomia, onde, fazer uma viagem Lisboa-Algarve é possível sem qualquer paragem e sem qualquer constrangimento.

Falta uma nota para a insonorização muito interessante do ID5 e também para a reduzida interferência dos ruídos aerodinâmicos que é algo que sentimos com maior predominância ao volante dos automóveis elétricos e que aqui mais uma vez se demonstra o bom trabalho que a Volkswagen fez no sentido de dotar este automóvel dessas valências que lhe permitem efetuar uma viagem com total conforto, qualidade e sem ruído a bordo.

Em resumo o ID5 é uma viatura com uma boa qualidade construção de construção, que pretende competir com marcas como a TESLA, apostando no comportamento, no conforto, qualidade dos seus materiais, a par de uma assertividade em estrada digna de registo.

Na hora de escolher a viatura elétrica cabe sempre ao condutor pesar vários fatores desde a marca, preço, modelo, a história da marca, a sua ligação à mesma mas também outros fatores externos que não dominamos, como podem ser o valor da retoma da viatura usada, as garantias ou o serviço pós-venda.

Mas tal como comecei o artigo este ID5 tem tudo para singrar no mercado pois é um produto de qualidade, de belo efeito visual e com boa qualidade no seu todo.

Preço da unidade ensaiada 62000€

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