
Ensaio Lexus RZ450e: criado para se diferenciar no segmento premium
Acredita-se que o nome Lexus tenha como significado ‘Luxury Export to USA’ pois esta foi inicialmente pensada para o mercado americano. Outra teoria sugere que o nome é sofisticado, moderno e perceciona Luxo. Seja como for, a marca tem trilhado com sucesso o seu percurso e hoje é sinónimo de sucesso.
O RZ450e é a prova disso mesmo pois é o primeiro modelo da Lexus concebido exclusivamente como elétrico com preços que se iniciam nos 74.000€ e terminam neste SUV nos 88.800€.
A linha estilística da marca é conhecida. Futurista, esculpida, com a dianteira dominada pela grande grelha de cor negra e o logótipo da marca, ladeada pelas esguias óticas em formato horizontal. A traseira elevada possui uma assinatura luminosa que percorre toda a largura do RZ e que lhe dá, conjuntamente com os para-choques esculpidos (e com preocupações aerodinâmicas), uma largura aparentemente maior.
O interior faz jus à herança da marca para o aproximar ou concorrer com as marcas premium. A interpretação da marca aposta num tablier mais “tradicional”, não tão futurista quanto o exterior mas suficientemente diferenciador da concorrência – por exemplo, a ausência de porta-luvas para oferecer mais espaço ao passageiro. O foco de atenção recai sobre o grande ecrã central que reúne muitas das funcionalidades do automóvel – bancos e volante aquecidos, sistema de som, deixando os habituais botões físicos para controlo do AC e para a manete da alavanca da caixa de velocidades na consola central.
Ressalta do conjunto a elegância, mas sobretudo a qualidade de todos os materiais, o cuidado nos detalhes – a viatura de ensaio contava com bancos (envolventes e confortáveis) perfurados em alcântara, complementados nas laterais pelo mesmo material.
Perceciona-se e sente-se qualidade em tudo. Aliás é este tema que a marca tem de explorar pois em nada fica a dever às marcas premium.
O Lexus RZ450e surge também equipado com o Lexus Safety System +, o que significa elementos como o Assistente de Condução Proactivo ou o sistema de deteção de atenção do condutor, função Segurança pré-colisão etc.
Em termos dinâmicos surge o DIRECT4, o novo sistema de tração às quatro rodas da Lexus que proporciona uma experiência de condução emocionante para o condutor. O SUV não possui sistema de 4 rodas direcionais mas um sistema de vetorização do binário que gere a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro de forma inteligente e independente, melhorando a tração, estabilidade e desempenho, especialmente em curvas ou condições de estrada difíceis.
Conduzir o Lexus RZ 450e é um exercício de tranquilidade e conforto, mais ainda no modo ECO, muito embora prefira o modo Sport pela maior resposta do motor, suspensão mais fechada e direção mais pesada.
A autonomia não é das maiores – 440km WLTP – mas os 313cv são mais que suficientes para o Lexus que contém todos os melhores ingredientes para fazer dele um bom automóvel: seguro, (muito) confortável, com materiais de grande qualidade, bateria com 10 anos de garantia ou um milhão de quilómetros, eficaz, sendo que o modo quase desportivo como aborda as curvas, com uma mínima transferência de massas bem controlada pela suspensão que o mantém sobre carris, são argumentos mais que suficientes para o “encaixar” junto dos premium.