Ensaio Leapmotor: salto para a mobilidade do futuro com os modelos T03 e C10

A Leapmotor efetuou neste mês de março a apresentação nacional da sua marca em Cascais.

Esta marca chinesa foi fundada em 2015 na cidade de Hangzhou por Zhu Jiangming, um engenheiro com experiência na área de eletrónica e tecnologia inteligente, também ligado à criação de uma das maiores empresas chinesas de videovigilância. São também dele a produção de câmaras de alta resolução com provas dadas no mercado.

Mais tarde resolveu fundar a sua própria marca de automóveis tendo como ADN produzir a maior parte dos seus componentes internamente.

Em 2023, esta start-up efetua uma joint-venture com a Stellantis, permitindo assim a expansão para mercados internacionais como o europeu.

A marca lança em 2020 o T03 (modelo do segmento A) e em 2024 o C10 (modelo do segmento D) onde tem tido um crescimento ascendente sendo que em 2024 fabricou cerca de 293 mil automóveis.

Tornou-se também reconhecida pela implementação completa do cell-to-chassis; por possuir o modo elétrico de alto rendimento refrigerado a óleo e de ter a arquitetura central elétrica e eletrónica integrada (adas, habitáculo, potência e carroçaria)

Com toda essa tecnologia de vanguarda desenvolvida internamente a marca conseguiu garantir uma maior rigidez do chassis, uma maior segurança e também retirar o melhor rendimento possível da unidade motriz.

Como posicionamento aposta numa centralidade com o cliente, na criação de produtos de qualidade a preços justos e competitivos e quer claramente ser reconhecida como uma marca de tecnologia

O seu slogan “Take a Leap” – “Dê o salto para a mobilidade do futuro” é o mote do lançamento. E foi isso que fomos perceber neste lançamento.

Na apresentação dinâmica a marca deu-nos a conhecer dois modelos: T03 e C10, cada um com as suas ambições. O primeiro, o citadino do segmento – a escolha inteligente para a cidade ao oferecer mobilidade elétrica e uma autonomia de cerca de 256 quilómetros. Nas suas contidas dimensões apresenta um design atraente, jovem, uma pintura bicolor, frente curvada e sorridente, e um interior bem construído com materiais sustentáveis, bancos ergonómicos e integrais, teto panorâmico em vidro, 95 cv e autonomia urbana que pode chegar aos 395km.

A marca aposta também em oferece de série o máximo possível de equipamento, sendo que neste citadino possui já três modos de condução (standard, eco, sport) e três modos de direção (standard, confort e sport) além do ar condicionado automático e travão de mão elétrico. Tudo isto por €19.600.

No curto ensaio dinâmico foi possível destacar a qualidade do produto, a qualidade dos materiais, bem como o espaço interior. Tal como tínhamos sido avisados, a qualidade dos ecrãs e das câmaras é por demais evidente, resultado da experiência do fundador da marca.

Trata-se de um modelo bastante robusto, com pisar sólido e com uma condução muito interessante para cidade, sendo bastante reativo.

Já o C10 compete noutro patamar – o segmento D – e fá-lo com competência. No seu papel de SUV revelou-se um modelo esteticamente agradável, mas sobretudo é na qualidade interior, seja de materiais, de construção, usabilidade e ergonomia que se destaca

Este SUV é acima de tudo uma escolha familiar sendo que 60% do Leap utiliza tecnologia desenvolvida internamente e, ao possuir as baterias integradas consegue com isso garantir mais espaço, mais segurança, e uma regeneração mais rápida.

Em estrada sobressaiu a robustez do mesmo, uma condução muito assertiva e dinâmica  – não foi um acaso que o mesmo tenha sido afinado em Itália pela equipa Alfa Romeo – uma direção comunicativa e confortável. No seu interior e querendo ser esta uma marca tecnológica podemos destacar a usabilidade do software utilizado no ecrã central, muito intuitivo, uma referência para a qualidade das câmaras e do ecrã. Em termos de ergonomia, a posição de condução encontra-se muito bem conseguida e a envolvência dos bancos destaca-se no conjunto.

Tal como o modelo de entrada de gama, destaca-se a oferta do máximo de equipamento de série, desde o teto panorâmico em vidro, bancos aquecidos, ventilados e elétricos, ergonómicos com espuma biológica, sistemas ADAS, bancos em pele sintética, além de um isolamento acústico inferior a 76db (40 painéis acústicos), 218cv e uma autonomia de 420km.

O C10 somente possui duas versões Style e Design com preços desde os 37.400€ aos 38.900€.