
Ensaio. Estivemos na apresentação nacional do Hyundai Inster: “All-in: – are you in?”
A Hyundai não é uma marca recente no mercado automóvel português onde me recordo do (bom) trabalho de comunicação para a posicionar em Portugal, onde alguns dos vários fatores diferenciadores eram a qualidade do produto e as garantias oferecidas.
Em termos da sua presença no segmento A, esta dista do ano 1997 com o modelo ATOS e depois com o I10, ambos com um desenho jovial e atraente e, já em 1997 com um modelo elétrico (o I10 também teve um).
Passados estes anos todos a marca resolve voltar a apostar em força neste segmento com um produto que claramente se posiciona no segmento A mas com atributos do segmento B. Mas já lá vamos!
O desenho do mesmo, ao melhor estilo de um SUV, com formas mais quadradas – parece ser a tendência atual – não deixa ninguém indiferente. Merece elogios! Na lateral, as cavas das rodas pronunciadas demonstram alguma “desportividade” e robustez do modelo. Atrás, a assinatura luminosa distinta, a ocupar toda a largura do modelo é interessante.
Mas é no interior que mais se nota que o Inster do segmento A se encontra bem próximo do segmento seguinte. A qualidade dos materiais, a jovialidade do interior, a solidez de construção e o arrojo estético são demonstrativos disso mesmo. A ergonomia encontra-se num bom plano, bem como, a usabilidade de todos os botões. O banco do condutor é inovador, sendo mais largo e incorporando parte da consola central com os porta objetos e copos. O espaço interior é de bom nível e surpreendente atrás, onde dois adultos viajam com espaço suficiente para as suas pernas (a marca utilizou bancos traseiros deslizantes). Mesmo o acesso interior é bastante desafogado.
O Inster é o corolário desta evolução da marca em termos de eficiência, espaço, tecnologia e conveniência, com a aposta em duas baterias que lhe garantem até 493 km em cidade e fast charging em 30 minutos. Em termos de potência existem duas possibilidades: 115cv (long range) e 97cv (para o standard range).
Um dos pontos de destaque é o espaço do volume da bagageira entre 280 e 351 num modelo robusto com aspeto de SUV.
Os dois écrans presentes no modelo possuem 10.25”, encontramos carregador sem fios, AC automático e coluna de direção shift-by-wire.
A gama nacional é composta pelo Confort, Confort Plus, Style e Style plus, com 9 cores e 2 interiores disponíveis.
Em termos das personas que compram este modelo a marca evidenciou – e concordo – duas: solteiros e casais na casa dos 20 e 30 anos da geração da geração Y e Z e casais sem filhos, sendo esta uma 2ª viatura. Existe também um potencial interesse para o segmento das frotas.
No curto ensaio que foi possível efetuar com a versão mais potente, as perceções que tive com o modelo na apresentação coincidiram com a condução em percurso citadino. O Inster é um modelo bem construído com materiais de qualidade – mesmo para o segmento, suaves ao toque. A ergonomia e espaço interior sobressaem. A dinâmica de condução é muito agradável, com um pisar correto da estrada e uma direção não muito filtrada mas sobretudo precisa. O conforto destaca-se, também assim como a robustez.
Apresenta também como fator diferenciador os 7 anos de garantia sem limite de quilómetros e 8 anos de garantia da bateria.
Em termos de preços os mesmos começam nos 24.900€ até aos 29.450€.