
Emmanuel Macron começa hoje visita a Portugal. Vai ser recebido no Parlamento com sessão solene
O Presidente francês, Emmanuel Macron, inicia hoje uma visita de Estado a Portugal, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O programa da visita estende-se até sexta-feira e inclui uma sessão solene no parlamento, encontros institucionais e uma cerimónia de transmissão da organização da conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC) entre Lisboa e Nice.
O ponto alto do dia será a sessão solene na Assembleia da República, onde Emmanuel Macron irá discursar perante os deputados. A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro. O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, fará igualmente uma intervenção na sessão.
Antes desta cerimónia, Macron será recebido pelo primeiro-ministro Luís Montenegro na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa. O encontro, agendado para as 13h25, será antecedido por uma fotografia conjunta no topo da escadaria. No interior da residência, na Sala da Lareira, os dois líderes irão discutir temas centrais das relações bilaterais e da agenda europeia.
Às 16h30, o Presidente francês desloca-se ao Parque das Nações para a cerimónia que assinala a transmissão da organização da UNOC entre Portugal e França. O evento decorrerá a bordo do veleiro Santa Maria Manuela, onde discursarão a presidente da Fundação Azul, Emmanuel Macron e o primeiro-ministro Luís Montenegro.
A visita do chefe de Estado francês encerra-se hoje com um jantar oficial em sua honra, marcado para as 20h30 no Palácio Nacional da Ajuda.