‘Elite poluidora’: 12 multimilionários poluem mais do que 2,1 milhões de casas
Doze dos multimilionários mais ricos do mundo produzem mais emissões de gases com efeito de estufa do que as emissões anuais de energia de 2 milhões de casas. Os seus iates, jatos privados, mansões e investimentos financeiros, são um entrave no combate às alterações climáticas.
Esta é uma das conclusões de um estudo elaborado entre a Oxfam e o ‘The Guardian’, que aponta o dedo a magnatas como o dono da Amazon, Jeff Bezos, o oligarca russo Roman Abramovich, os multimilionários da tecnologia Bill Gates, Larry Page e Michael Dell, o multimilionário Elon Musk e o magnata mexicano Carlos Slim.
A análise feita às suas compras de luxo, que incluem super iates, jatos privados, automóveis, helicópteros e mansões, combinada com o impacto dos seus investimentos financeiros e participações acionistas, revela que são responsáveis por quase 17 milhões de toneladas de CO2 e gases com efeito de estufa equivalentes anualmente.
Isto é o equivalente às emissões provenientes do abastecimento de energia de 2,1 milhões de casas ou das emissões de 4,6 centrais elétricas alimentadas a carvão ao longo de um ano, de acordo com dados de conversão da Agência de Protecção Ambiental dos EUA.
“Os multimilionários geram quantidades obscenas de poluição por carbono com os seus iates e jatos privados – mas isso é ofuscado pela poluição causada pelos seus investimentos”, disse o conselheiro de política de desigualdade da Oxfam International, Alex Maitland, acrescentando que “através das empresas que possuem, os bilionários emitem um milhão de vezes mais carbono do que uma pessoa média.
O estudo dá o exemplo do super iate de 500 milhões de dólares que a Oceanco construiu recentemente para Bezos. O iate, que tem 127 metros (417 pés) de comprimento e levou três anos para ser construído tem emissões de carbono de, no mínimo, cerca de 7.154 toneladas por ano, de acordo com a análise de Wilk e Barroz.
“As emissões dos super iates estão muito acima de qualquer outra coisa”, disse Wilk, explicando que “eles precisam de ter uma tripulação e precisam de manutenção constante, mesmo quando estão atracados. Depois têm os helicópteros a bordo, os jetskis, os itens de luxo que consomem muita energia, como piscinas, banheiras de hidromassagem, submarinos particulares, tudo isso exige energia. É como ter um hotel funcionando sobre a água o tempo todo.”
Conheça a lista dos mais poluidores: