Eleições em Angola: “Serei o presidente de todos os angolanos”, garante João Lourenço, depois de confirmada vitória com maioria absoluta
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola deu esta segunda-feira a vitória nas eleições gerais do passado dia 24 ao MPLA, partido o Presidente João Lourenço, que vê assim reforçada a sua liderança e permanece no cargo, com uma maioria absoluta com 51,17% dos votos.
“A vontade soberana do povo angolano, através dos eleitores que exerceram o seu direito de voto nas urnas, acaba de conferir ao MPLA a legitimidade de governar Angola, em toda a sua extensão territorial, no mandato 2022-2027”, salientou João Lourenço após conhecidos os resultados definitivos.
O Presidente angolano garantiu que o MPLA continuará “a trabalhar para o bem-estar dos angolanos” e que “é com enorme orgulho e satisfação que celebramos hoje a vitória do MPLA”.
“É o momento de continuar a executar um conjunto de reformas para dar a todos os angolanos o futuro que merecem”, sublinhou, deixando a garantia de que “serei o presidente de todos os angolanos e é o meu compromisso trabalhar para que todos os angolanos tenham a mesmas oportunidades de prosperar”.
Apontando que o partido alcançou uma “vitória inequívoca”, João Lourenço, numa referência ao caso português, disse que “não temos necessidade de fazer uma geringonça”, porque “as geringonças são feitas quando o partido vencedor não tem votos para governar sozinho, o que não é o caso”.
Reconhecendo que a oposição contesta os resultados eleitorais, o líder angolano considera que as eleições foram “livres, justas e transparentes”.