Eleições em Angola: Confrontos junto ao consulado em Lisboa obrigam a intervenção da PSP
Durante as primeiras horas desta quinta-feira, polícia e eleitores envolveram-se em confrontos junto ao consulado de Angola em Lisboa, na área de Alcântara. Os incidentes ocorreram depois de as urnas terem encerrado.
Vídeos nas redes sociais mostram que alguns votantes manifestaram forte descontentamento por não terem sido afixadas para consulta pública as atas com os resultados que foram apurados nessas mesas de voto na capital portuguesa. Alguns eleitores acusavam delegados do MPLA de estarem a roubar votos, relata a ‘CNN Portugal’.
Vejam o que está acontecer no Consulado Geral de Angola em Lisboa. @Angolans pic.twitter.com/Wko8oCFioR
— Marco⁶𓅓 (@angolanboy_) August 25, 2022
Frases como “Está aí o pessoal do MPLA a fugir no autocarro”, “Não publicaram as atas em Lisboa e estão a fugir” e “Estamos a reivindicar democracia em Angola” foram ouvidas nas imediações da representação consular angolana.
A PSP confirmou ao ‘Observador’ que teve de intervir para garantir a “reposição a ordem pública”, tendo sido arremessada pedras contra um autocarro que seguia com funcionário da embaixada de Angola. Uma das pedras terá atingido um dos agentes da PSP.
Contudo, não foi confirmada qualquer detenção nem identificadas as pessoas que participaram nos tumultos.