Efacec vendida à alemã Mutares

A empresa alemã Mutares foi a vencedora do processo de reprivatização da Efacec, anunciou esta quarta-feira o Governo. A Mutares ganha assim a corrida aos fundos Oaktree e o Oxy Capital, bem como ao consórcio nacional da Visabeira-Sodecia.

“Hoje decorreu um Conselho de Ministros eletrónico que seleciona a proposta apresentada pela alemã Mutares para a privatização da Efacec”, afirmou o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa, de acordo com a agência Lusa.

O Governo aprovou no passado mês de março, em Conselho de Ministros, a segunda fase do processo de privatização da Efacec, tendo passado cinco candidatos concorrentes à reprivatização dos 71,73% da empresa à fase seguinte do processo, seguindo a proposta apresentada pela Parpública.

O Governo já admitiu que o preço de venda da Efacec não vai cobrir as injeções feitas pelo Estado na empresa, que rondam os 165 milhões de euros, valor que aumenta todos os meses, no entanto, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, sublinhou em conferência de imprensa que o objetivo é recuperar grande parte do investimento.

A operação deverá ficar concluída no final de julho ou início de agosto.

Recorde-se que a Efacec foi nacionalizada em julho de 2020, com o Estado a ficar com a posição que era detida por Isabel dos Santos na sequência do caso Luanda Leaks.

Ler Mais