“Educar os clientes Portugueses sobre como fazer crescer o seu dinheiro”: Alexander Emeshev, co-fundador da Vivid
A alemã Vivid anunciou uma nova ronda de financiamento Série C, que duplica a sua avaliação para 775 milhões de euros. Em entrevista à Risco, Alexander Emeshev, co-fundador da Vivid, revela que estes fundos serão utilizados para estender a oferta da app.
Como se caracteriza a plataforma da Vivid?
A Vivid é uma solução financeira completa para operações bancárias diárias, de poupança e investimento. É uma plataforma com uma aplicação móvel onde os clientes podem facilmente gerir o seu dinheiro, gastá-lo e investi-lo. Operamos em duas vertentes. Por um lado, disponibilizamos contas à ordem com cartões de débito, onde ficam disponíveis todos os pagamentos, transferências e débitos diretos. E, por outro, oferecemos um serviço para investimentos com taxas gratuitas e ganhos em cofres.
A Vivid é também o único neobanco que oferece acessos a investimentos em 50 das criptomoedas mais importantes, além de um programa educacional gratuito exclusivo intitulado “Vivid Classes: in-app financial education”. Este programa inclui um conjunto exclusivo de artigos adaptados ao respetivo idioma e mercado, destinados a ajudar os utilizadores a navegar, aprender e a tomar decisões informadas face às suas necessidades financeiras.
Quais os fatores de diferenciação da plataforma da Vivid face a outras existentes no mercado?
Oferecemos uma gama mais vasta de produtos do que qualquer outra plataforma e estamos constantemente a desenvolver novos produtos. A Vivid reúne numa única aplicação os gastos, poupanças e uma extensiva função de investimentos. Cada utilizador recebe uma conta bancária gratuita e um cartão metálico gratuito, mais um generoso cashback a partir de 25% nas compras e um programa de Recompensa de Stocks. Também disponibilizamos a troca de mais de 100 moedas com taxas de câmbio ao vivo e um programa educacional gratuito exclusivo.
Os nossos cartões oferecem uma segurança extra, uma vez que não contêm dados de identificação: não possuem número de cartão, data de validade ou número de verificação. Todos estes dados são armazenados em segurança na aplicação e, assim, protegem de forma fiável os clientes em caso de perda do cartão. Além disso, os clientes podem criar um novo número de cartão de débito, incluindo data de expiração e código de verificação, a qualquer momento, e ligá-lo ao cartão.
Para além disso, este Verão lançámos uma nova funcionalidade que permite aos clientes personalizar os seus cartões, escolhendo entre uma grande variedade de opções de desenho.
Como é que está a evoluir o negócio em Portugal?
Estamos a assistir a uma evolução positiva. A Vivid está a fazer crescer uma comunidade de utilizadores em Portugal que tendem a investir um pouco mais em cripto (cerca de 500 euros) do que em ações. Este é realmente um dado interessante, já que este montante de investimento é superior à média europeia total da Vivid. Assim, de momento, continuaremos a concentrar a nossa estratégia tanto em cripto, como em ações, fornecendo aos nossos utilizadores portugueses as ferramentas certas que lhes permitirão continuar a fazer crescer o seu dinheiro de forma segura e o mais informada possível.
Os portugueses estão hoje mais disponíveis para este tipo de plataformas online? O que mudou no consumidor nos últimos anos?
Sim, consideramos que sim. Neste momento, em Portugal, temos apenas os nossos serviços de investimento disponíveis – o banco irá chegar em breve. Como referi, os nossos utilizadores portugueses tendem a investir um maior valor em criptomoedas e ações do que a média europeia, e acreditamos que isto se deve às novas gerações. Os millennials e, em particular, a geração Z, olham para o mundo financeiro como digital – fazem tudo pelo telemóvel, não precisam de um banco físico, e por isso temos de acompanhar esse ritmo.
A Vivid anunciou recentemente uma ronda de financiamento Série C, que duplica a sua avaliação para 775 milhões de euros. Que utilização se prevê para estes fundos?
Os nossos clientes precisam de mais do que apenas uma aplicação bancária; precisam de um lugar onde possam poupar, investir e organizar os seus assuntos financeiros do dia-a-dia. Nós queremos ser o lugar onde é possível fazer tudo isso.
Assim, esta nova ronda de investimento financeiro será utilizada para melhorar e desenvolver novos produtos. Atualmente, estamos nas primeiras etapas de implementação da nossa oferta de seguros e, até ao final do ano, pretendemos apresentar os nossos primeiros produtos de crédito financeiro.
Esta ronda também nos permitirá continuar com os nossos planos de expansão. Estamos a planear iniciar operações em, pelo menos, mais cinco novos países. Queremos servir todos na Europa através de uma superaplicação que oferece, entre outras características, pockets, um cartão para tudo e uma segurança extra.
Quais os objetivos de negócio para Portugal e para a Europa em 2022?
A chegada a Portugal visa ajudar a educar os clientes portugueses sobre como fazer crescer o seu dinheiro, fornecendo-lhes as ferramentas certas para atingirem o seu verdadeiro potencial de riqueza. Como tal, o nosso objetivo será continuar a aumentar a nossa base de utilizadores, bem como fornecer uma linha de conteúdo contínua, simples e de confiança que possa ajudar os portugueses a tomar decisões instruídas em relação às suas necessidades financeiras. Além disso, vamos melhorar as nossas características de investimento e não apenas ao nível da expansão da nossa carteira de acões, ETF e Cripto tokens. Vamos introduzir novos produtos muito em breve!
A nível europeu, planeamos expandir a nossa equipa utilizando a Série C para impulsionar o recrutamento para os nossos escritórios europeus. E, no final do ano, o nosso objetivo é o de atingir 1 milhão de clientes em toda a Europa.