
EDP reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo
A EDP voltou a ser distinguida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, entidade de referência global na definição e avanço de práticas empresariais éticas. Esta distinção foi atribuída na mais recente edição do ranking World’s Most Ethical Companies®.
Pelo 14.º ano consecutivo, a EDP mantém-se como a única empresa portuguesa a integrar esta lista exclusiva, que em 2025 reconheceu 136 empresas provenientes de 19 países e 44 setores de atividade. No setor de Energy & Utilities, apenas sete empresas foram incluídas. As empresas distinguidas superaram um índice comparável de empresas globais em 7,8 pontos percentuais entre janeiro de 2020 e janeiro de 2025.
A abordagem da EDP à ética empresarial assenta num quadro de referência, estruturado pelo seu Código de Ética, publicado em 2005 e sujeito a revisões periódicas, sendo a mais recente aprovada no final de 2024. A empresa dispõe ainda de Comissões de Ética, canais de denúncia “Speak Up” e uma área global especializada em ética e compliance, liderada pelo Ethics and Compliance Officer.
“Felicitamos a EDP por alcançar o reconhecimento como uma das empresas mais éticas do mundo. Por detrás desta honra está uma verdadeira dedicação e um compromisso com o avanço da integridade nos negócios. Esta abordagem é boa para os negócios, dado que se valorizam as empresas que priorizam os tipos de práticas que medimos através do nosso processo,” disse Erica Salmon Byrne, Diretora de Estratégia e Presidente Executiva da Ethisphere.
O processo de seleção das empresas mais éticas do mundo baseia-se num questionário com mais de 200 perguntas, avaliando aspetos como cultura ética, governança, programas de compliance, responsabilidade social corporativa e impacto na comunidade. O Ethisphere Institute atualiza anualmente este questionário, incorporando feedback de especialistas e refletindo as evoluções do contexto regulatório e das melhores práticas empresariais.