EDP investe 1,5 milhões de euros em startup que utiliza sol para poupança no aquecimento de água

A EDP anunciou um investimento, através da EDP Ventures, de cerca de 1,7 milhões de euros na Mixergy, uma startup britânica que desenvolveu uma solução que utiliza inteligência artificial para reduzir de forma significativa o custo com o aquecimento de água.

De acordo com a energética nacional, a solução recorre ao machine learning para, em duas semanas, analisar os padrões de consumo de cada família e passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa.

Desta forma, é possível obter a máxima rentabilidade, por exemplo, de noite utiliza a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã. Já durante o dia, utiliza o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes.

“Ao investir nesta startup e trazer esta inovação para Portugal, a EDP pretende apoiar o desenvolvimento de soluções que acelerem a eficiência energética e contribuam para a descarbonização das residências, tornando os consumos das famílias mais económicos e sustentáveis”, explica a EDP em comunicado.

A solução foi já testada no mercado português através da EDP Comercial, que realizou testes-piloto com famílias de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal, e os primeiros resultados demonstram uma poupança de até 60% na energia utilizada para aquecer água, que poderá ser ainda superior numa casa que utilizava anteriormente um equipamento de aquecimento de águas a gás.

Ao investir na britânica Mixergy, a EDP Ventures está a apoiar a expansão desta startup e a acelerar o seu papel na descarbonização do setor residencial.

A EDP Ventures conta atualmente com 39 empresas no seu portefólio, e já investiu mais de 57 milhões de euros em startups de 11 países.

Ler Mais