
ECIJA e Cipher firmam parceria estratégica para reforçar cibersegurança em Portugal, Espanha e América Latina
A sociedades de advogados ECIJA e a Cipher, divisão de cibersegurança do Grupo Prosegur, assinaram um acordo que visa a prestação conjunta de serviços de cibersegurança e conformidade regulatória em Portugal, Espanha e América Latina.
A colaboração entre as duas entidades permitirá oferecer soluções inovadoras na área de Governance, Risk and Compliance (GRC), combinando uma abordagem técnica, organizacional e jurídica, e respondendo às exigências regulatórias específicas de cada país. A aliança será suportada por soluções tecnológicas avançadas, como a plataforma SPIP (Security Posture Improvement Plan) da Cipher, que identifica necessidades técnicas e regulamentares e apoia na implementação de medidas legais e de cibersegurança.
“Este novo acordo representa mais um passo no nosso objetivo de liderar a transformação do setor da cibersegurança. A combinação do conhecimento de arquiteturas de processos empresariais seguros e de medidas de conformidade, aplicada ao nosso setor e domínio jurídico, melhorará a forma como operamos e o serviço que prestamos às organizações.”, explica Luís Martins, Diretor Geral da Cipher.
Alonso Hurtado e Jesús Yáñez, Sócios de IT, Risk & Compliance da ECIJA reforçam ainda que “Esta aliança reforça o nosso compromisso com a Cibersegurança e a Conformidade Regulamentar, desenvolvendo uma vez mais uma solução global e abrangente que nos permite responder à grande procura de serviços especializados em Risco, Cibersegurança e Conformidade que os nossos clientes exigem na maioria das 18 jurisdições onde atualmente prestamos serviços. A cibersegurança não é apenas uma questão técnica, mas também um desafio legal e organizacional que requer uma abordagem abrangente para alcançar este desafio”.
A parceria permitirá a criação de planos de segurança personalizados, recorrendo a tecnologias como a xMDR (Extended Managed Detection and Response), plataforma da Cipher que cobre mais de 90% das táticas identificadas no framework MITRE ATT&CK. Esta ferramenta, associada ao SPIP, oferece uma abordagem contínua de melhoria da postura de segurança das organizações, protegendo-as contra ameaças avançadas e vulnerabilidades.
No âmbito do acordo, a ECIJA assumirá a responsabilidade pela implementação das medidas legais e organizacionais resultantes dos planos de segurança desenvolvidos, assegurando a conformidade com regulamentos como o DORA, a Diretiva NIS2, o Regime de Segurança Nacional e o RGPD, bem como normas internacionais como as ISO 27001, 27701 ou 23301.