“É um choque partilhado pelos portugueses”: Marcelo lamenta trágico desaparecimento de Diogo Jota

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o trágico falecimento do futebolista Diogo Jota, vítima de um acidente de viação mortal em Zamora (Espanha)

“Mais do que consternação, é um choque. Morre um jovem de 28 anos. Morre com ele o seu irmão André. É um choque porque estava a viver um momento muito feliz na sua vida pessoal e familiar. É um choque porque estava a viver um momento muito feliz na sua progressão como jogador excecional, quer a nível internacional quer na Seleção. Tinha um futuro à frente que só podia ser excecional”, começou por referir o Presidente da República, que destacou as “condições horrorosas” do acidente.

“Este choque é partilhado pelos portugueses, os que gostam e os que não gostam de futebol. Todos sabem o que ele fez e o que ele deu”, indicou Marcelo, que deixou uma palavra “à família, aos amigos, aos companheiros de alguns anos na mesma missão, à FPF, aos companheiros que não querem acreditar no que se passou.”

“Não posso deixar de recordar o último abraço que lhe dei, naquele balneário após a vitória em Munique [após triunfo de Portugal na Liga das Nações]. A vida é feita de grandes alegrias e feita de morte. Ninguém poderia imaginar que seria o último abraço. Imaginávamos todos que seria um dos vários abraços dos muitos que iria ter ao longo da vida para o sucesso que o esperava”, sublinhou o Presidente, que equaciona estar presente no funeral do malogrado avançado que representava os ingleses do Liverpool.

“No fundo, aquilo que todos queremos dizer é obrigado a um homem, jovem, que deu o melhor que podia em simpatia, em afeto, em competência e dedicação, em humildade, a todos nós. Por essas alegrias que tivemos, e esperávamos que fossem muitas mais”, concluiu.

Óbito/Diogo Jota: Guardia Civil admite que rebentamento de pneu terá provocado acidente

Óbito/Diogo Jota: Primeiro-ministro lamenta morte “inesperada e trágica” e diz que é “um dia triste”

Futebolista Diogo Jota morreu em acidente de viação em Espanha