E-Redes destina 12.000 euros para premiar dissertações ou projetos na área da transição energética

A E-Redes lançou o prémio universitário “Open Data Academy Challenge”, que se destina a alunos do ensino superior que utilizem dados do Portal Open Data nas suas dissertações e projetos de Mestrado e que incidam na temática da transição energética.

O prémio pretende distinguir dissertações ou projetos na área da transição energética e demonstrar relevância dos dados provenientes do Portal Open Data para a investigação dos alunos.

Os três melhores projetos serão distinguidos com prémios monetários no valor de 6.000, 4.000 e 2.000 euros.

“O que se pretende é explorar o potencial da análise dos dados do Portal Open Data, com foco em qualquer etapa da cadeia de valor, produção, distribuição e consumo. Na E- Redes compreendemos que a rede elétrica enfrenta vários desafios, e é decisivo investir na inteligência e investigação até atingirmos uma transição energética plena e justa.” avança João Martins de Carvalho, administrador da E-Redes.

Os projetos podem debruçar-se sobre qualquer um dos principais universos emissores de CO2, como o sistema elétrico, transportes indústria e edifícios, sendo possíveis de explorar todos os ângulos de análise, económico, social, tecnológico, político, comportamental, ordenamento do território e ambiental.

A fase de candidaturas decorre de 8 de janeiro de 2024 a 31 de outubro de 2024. Todas as dúvidas setão tiradas a partir do próximo dia 22 de setembro, quando a E-Redes iniciar um roadshow com um conjunto de sessões de esclarecimento pelas universidades de norte a sul do país.

As datas são as seguintes: Nova School of Business and Economics (22 setembro), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (4 de outubro), Nova School of Science and Tecnhology (11 de outubro), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (17 de outubro) e a Universidade da Beira Interior (com data a definir).

Ler Mais