Drone ucraniano ajuda soldado russo com água e analgésicos: veja o vídeo da rendição

Um soldado russo ferido, alegadamente há sete das sem água e comida, recebeu água e analgésicos por parte de um operador de drone da Ucrânia, segundo se pode ver num vídeo partilhado em várias redes sociais: nas imagens, com cerca de 12 minutos, é possível ver-se como um soldado russo, isolado e escondido, recebe auxílio de Kiev: de acordo com os britânicos do ‘The Telegraph’, as imagens terão sido filmadas no Donbass, no leste da Ucrânia, durante este verão.

O drone é operado por alguém com o nome de código “Steiger”: nos primeiros minutos, pode ver-se bombas a cair na zona, quando se descobre o esconderijo de um homem. Mais tarde, o operador recarrega o drone com munições mas quando chega ao local percebe que o homem decidiu render-se – apesar de ferido, o soldado russo tenta levantar-se, embora na direção errada. Exausto, deita-se e aponta para a boca, a pedir água. “Steiner” deixa cair alguma água e uma mensagem, de acordo com as legendas do vídeo, para “seguir o drone no topo das trincheiras”. Mais tarde, o drone deixa cair um injetável, contextualizado no vídeo como uma analgésico.

O homem caminha ao longo de uma trincheira até chegar a dois soldados ucranianos, que se dirigem rapidamente para o homem para aceitar a rendição, agarram-no e arrastam-no para dentro de um abrigo.

Pode ver o vídeo aqui.