
Doze aeroportos em França alvos de ameaça de bomba: Palácio de Versalhes é evacuado pela 5ª vez numa semana
Pelo menos 12 aeroportos em França receberam, esta sexta-feira, ameaças de bomba, segundo avançou o jornal francês ‘Le Parisien’ – em causa, segundo o Ministério dos Transportes francês, estão Lille, Beauvais, Nantes, Pau, Brest, Toulouse, Lyon-Bron, Bordéus, Rennes, Tarbes e Béziers: segundo a rede ‘BFMTV’, os quatro últimos procederam à evacuação das instalações.
Também o Palácio de Versalhes foi, pela quinta vez esta semana, alvo de ameaça de bomba e evacuado pela 5ª vez.
🇫🇷 Pour des raisons de sécurité, le château de Versailles évacue les visiteurs et procèdera à la réouverture dès que les vérifications auront été menées. Nous vous remercions de votre compréhension. pic.twitter.com/9iwIA2nXt1
— Château de Versailles (@CVersailles) October 20, 2023
Esta sexta-feira, o ministro da Justiça de França, Éric Dupond-Moretti, indicou que estavam em curso 22 investigações sobre falsas ameaças de bomba. “Já houve detenções e haverá condenações”, garantiu o responsável, apelando à “responsabilidade coletiva” dos cidadãos: entre os presos estão menores.
O ministro dos Transportes, Clément Beaune, condenou esta semana o que descreveu como “brincadeiras de mau gosto”, lembrando que este tipo de falsas ameaças pode levar a penas até dois anos de prisão e uma multa de 30 mil euros. Até ao momento, nenhum dos alertas revelou-se verdadeiro. Desde o início do ano letivo, já foram registadas 299 ameaças de bomba em escolas primárias, médias e secundárias em França.
A polícia francesa prendeu, esta quinta-feira, um adolescente de 16 anos por dois falsos alertas de bomba na sua escola secundária, em Saint-Ouen-l’Aumône, na região metropolitana de Paris. Segundo as autoridades, o estudante enviou e-mails em francês e em árabe com a ameaça, o que obrigou à evacuação da escola.