
Doença respiratória misteriosa e potencialmente fatal está a espalhar-se entre cães nos EUA. Já há centenas de casos
Uma doença respiratória ainda não identificada está a disseminar-se rapidamente entre cães em várias regiões dos EUA; deixando veterinários e autoridades de saúde me alerta. Só no Estado de Oregon, contam-se mais de 200 casos, segundo o Departamento de Agricultura estatal.
Há já registo de animais que morreram após ficarem infetados pela misteriosa doença, cujos primeiros casos reportados surgiram em agosto.
Entretanto, já há infeções registadas no Colorado, Illinois, New Hampshire, na costa leste dos EUA.
Os casos parecem ter uma causa viral comum, mas até agora a testagem feita das amostras não identificou a doença responsável, noticia a Sky News.
Os sintomas nos animais incluem tosse, espirros, descarga nasal e ocular e letargia. A tosse é um dos primeiros sinais, mantendo-se até oito semanas e podendo não responder a tratamento, e dando lugar a pneumonia, que segundo as autoridades norte-americanas “tende a evoluir de forma desfavorável em entre 24-36 horas”.
A maioria dos cães que ficaram infetados tinham estado em contacto próximo com outros animais da mesma espécie, em canis e escolas de treino.
Assim, as autoridades norte-americanas apelam a precauções em vez de preocupação, e pedem aos donos de cães que mantenham os seus animais longe de outros da mesa espécie de origem desconhecida, e que evitem contactos com canídeos com aspeto doente.
Veterinários e especialistas da Universidade de Oregon e do Laboratório de Diagnóstico Veterinário local estão a trabalhar com as autoridades federais e com a Associação Médica Veterinária Americana de forma a conseguir identificar a causa da doença.