Do BCE à Fed, investidores preparam-se para um “lote de desenvolvimentos macroeconómicos importantes esta semana”, explica analista

As ações tiveram uma abertura volátil na Europa na terça-feira, mas sem uma direção clara, com os investidores a prepararem-se para mais um lote de desenvolvimentos macroeconómicos importantes esta semana.

O STOXX-50 caiu nos primeiros minutos da sessão de hoje, uma queda liderada pelas matérias-primas e ações de energia, antes de recuperar para o seu suporte imediato à volta dos 4.245 pontos, com as ações de saúde, finanças e utilities a salvarem o dia até agora.

Os investidores preparam-se para outra semana movimentada na frente macro, começando hoje com as expectativas do inquérito alemão do ZEW, bem como com os dados do desemprego no Reino Unido, enquanto o BCE decidirá sobre as taxas de juro na quinta-feira. Entretanto, os traders também ficarão atentos ao outro lado do Atlântico, uma vez que os principais dados da inflação dos EUA também se aproximam esta semana e é provável que moldem as expectativas em relação à próxima reunião do FOMC na próxima semana.

Tendo isto em mente, esperamos que os mercados permaneçam voláteis à medida que os investidores avaliam o próximo conjunto de dados económicos e o seu impacto tanto no crescimento como nas políticas monetárias.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades