Diretora Executiva da Sonae Sierra reeleita Presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais

Cristina Moreira dos Santos, Diretora Executiva de Gestão e Comercialização de Ativos Imobiliários da Sonae Sierra, foi reeleita presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) para o mandato 2025-2027.

A nova direção da APCC foi também eleita, com a reeleição de importantes nomes do setor, como Carlos Récio da CBRE, Telmo Ferreira da Klépierre, Pedro Congrinho da Multi e Fernando Muñoz de Oliveira da Mundincenter. Mário Barros da Ingka e Luís Arrais da NHOOD integram igualmente a nova equipa.

A Mesa da Assembleia Geral será presidida por Jorge Pinto Fernandes da Via Outlets, com João Xavier da BenefiTransition a ocupar o cargo de 1º Secretário. O Conselho Fiscal será presidido por Cristina Lopes da Movida, com João Araújo dos Santos do Pingo Doce e Guilherme José Lopes da IGI como vogais.

Cristina Moreira dos Santos, a presidente reeleita da APPCC, refere que “os Centros Comerciais são elementos marcantes do urbanismo contemporâneo e trazem benefícios claros para a vida das comunidades onde estão inseridos e para a economia. A importância que os centros comerciais assumem no dia a dia das pessoas, como locais de compra, experiência e socialização; a inevitável transformação digital a que assistimos a nível global e a sua conciliação com o mundo físico e as crescentes preocupações com a sustentabilidade e a responsabilidade social, levam-nos a apostar fortemente nestes três pilares para continuarmos o nosso trabalho junto de todo o ecossistema,  em prol das comunidades que os centros comerciais servem, em prol do meio ambiente e em prol do desenvolvimento de um setor que tem um papel relevante no país e na economia”.

Para o novo mandato, a APCC traçou três eixos estratégicos principais: Comunidades, Digitalização e Descarbonização. O foco nas Comunidades visa garantir que os centros comerciais atendam às necessidades comerciais, sociais e culturais das zonas onde estão localizados, tornando-se espaços de convivência e bem-estar para todas as idades e perfis de consumidores. Em termos de Digitalização, o objetivo é impulsionar soluções tecnológicas que transformem os centros comerciais em hubs mais inteligentes e dinâmicos, melhorando a experiência dos consumidores e lojistas. Por fim, o eixo de Descarbonização pretende promover práticas sustentáveis, alinhadas com as metas climáticas, garantindo que os centros comerciais adotem operações mais responsáveis do ponto de vista ambiental e social.