Diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade de Coimbra é demitido devido a propaganda pró-Putin

Vladimir Pliassov, diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade de Coimbra, foi despedido esta quarta-feira por propaganda pró-Putin: Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, já confirmou o afastamento à rádio ‘Renascença’.

Olga Filipova e Viacheslav Medvediev, ativistas ucranianos, acusaram o agora ex-diretor do centro de investigação de “ser o primeiro (e talvez continue a ser) o primeiro e principal representante da Fundação Russkiy Mir em Portugal”, assim como de “propaganda russa na universidade”.

A Fundação Russkiy Mir, criada por Vladimir Putin, apoiou a criação de centros de estudos russos em Portugal – além da Universidade de Coimbra, há também o Gabinete Mundo Russo na Universidade do Minho. É considerada como próxima do regime do Kremlin e um veículo de desinformação.

“A gravidade da situação obriga-me a fazê-lo [despedimento]. A contratação, ou melhor, a existência de um contrato com a Universidade de Coimbra não foi feita com o meu conhecimento. Assim que tomei conta do que se estava a passar dei indicações para a rescisão do contrato e, portanto, o contrato nesta hora deve estar rescindido”, apontou o reitor, garantindo que “o senhor já não tem qualquer ligação à Universidade de Coimbra”.