Dieselgate: Volkswagen vai pagar 226 milhões de euros de indeminização a 91 mil consumidores britânicos

A marca alemã chegou esta quarta-feira, dia 25 de maio, a um acordo com os queixosos, mas não assumiu responsabilidades, explicando que “o acordo era a ação mais prudente comercialmente”.

A ação contra a Volkswagen ficou conhecida em setembro de 2015, quando um grupo de cerca de 91 mil consumidores no Reino Unido acusou a fabricante de instalar programas informáticos em perto de 11 milhões dos seus veículos com motores EA189, que alteravam os dados reais sobre as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

O acordo agora alcançado prevê uma indemnização de cerca de 226 milhões de euros aos queixosos, acrescida do pagamento das custas judiciais.

Em comunicado, o responsável do departamento jurídico da Volkswagen afirma que o grupo “está satisfeito por ter sido possível concluir esta longa litigação em Inglaterra e no País de Gales”. Philip Haarmann acrescenta que “este acordo é mais uma importante etapa, à medida que o Grupo Volkswagen continua a caminhar para lá dos acontecimentos profundamente lamentáveis” que levaram às acusações contra a empresa.

A Volkswagen garante que “irá continuar a trabalhar para reconquistar a confiança dos seus clientes aqui em Inglaterra e no País de Gales. Este acordo representa mais uma importante fase desse processo”.






Comentários
Loading...